Tudo sobre a Exploração do Trabalho Infantil

Uma realidade que não tem como fugir o trabalho infantil é um grande problema enfrentado no nosso país apesar das leis expostas.

O trabalho infantil infelizmente acontece. E não é somente em um país como o Brasil, mas em outros países também sofrem deste mesmo problema. O que acontece é que através das crianças os empregadores conseguem uma mão de obra mais barata, principalmente quando se tem menos de 16 anos.

Nesta idade o empregado ainda não pode ter carteira assinada. E com isso ficam livres de impostos e outros vales que deveriam dar.

Trabalho infantil

Trabalho Infantil em Fazendas

O trabalho infantil acontece principalmente nas fazendas, pois lá não há tanta fiscalização do que está acontecendo ou não, é uma área que vem crescendo e muito no país, e onde muitas crianças estão ficando sem estudo, sem brincadeiras, ou seja, perdendo o que deveriam fazer na idade correta.

Muitos vão apenas para acompanhar os seus pais e acabam trabalhando com eles e assim tendo uma mão de obra quase sem custo, nesse caso os fazendeiros usam os jovens para trabalhar oferecendo uma quantia bem pequena em dinheiro e os jovens inocentes acaba aceitando a proposta sem se informar se o que esta acontecendo esta certo.

Exploração do trabalho infantil

Idade Mínima para Trabalhar

Os trabalhos que eram bastantes explorados também é o de doméstica, a grande parte dos jovens que trabalham neste ramo não tem a carteira assinada. E é válido lembrar que no Brasil é permitido o trabalho acima de 14 anos e ainda sob condição de aprendiz, que é quando trabalham se determinadas horas por dia e remunerado, e precisam estar na escola para conseguir o mesmo.

Atividades que aconteçam com menos de 14 anos é considerada proibida e os donos forem pegos terá graves problemas. E quando falado nos 16 anos o trabalho começa a ser permitido, porém desde que não seja exercido no período noturno, e que também geralmente é o usado para quem é obrigado a trabalhar período integral. Os jovens nessa idade ainda não terminaram os seus estudos.

Mais sobre Tudo sobre a Exploração do Trabalho Infantil

Trabalho infantil proibido

Crianças Trabalhando

Ele só ocorre pela grande falta de fiscalização e não há denúncias sobre o que está ocorrendo, e isso dificulta a ação e muito dos profissionais. Crianças de cinco anos são pegar para trabalho, o que é uma exploração absurda, pois este era o momento ideal para curtir a sua infância.

A causa disso tudo é que com tudo a criança acaba se acostumando e não vão para escola por ser longe de sua casa, e, portanto, ficam trabalhando com os seus pais, isso é algo terrível, pode prejudicar muito a educação da criança junto com seu futuro, pois uma criança que trabalha desde pequena tem poucas chances de frequentar a escola de maneira correta e assim cresce analfabeta.

Como a maioria acontece no campo e é exatamente estes locais que faltam a educação mais organizada, escola mais próximas, conduções as crianças acabam por não indo na escola e cresce trabalhando e deixando a educação de lado e o tempo passa e quando percebe já passou anos e elas estão trabalhando ganhando pouco e trabalhando muito.

Compartilhar
Comentar



Fabiano

05/01/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Tudo sobre a Exploração do Trabalho Infantil

  1. quais são as atividades realizadas por essas crianças ????

    Luigi Ribeiro
  2. Me ajudou e muito no trabalho de geografia ótimo.. 🙂

    Júuh Reis

Destaque

iPhone 5C, Configurações e Preços que Serão Vendidos Aqui no Brasil

iPhone 5C, Configurações e Preços que Serão Vendidos Aqui no Brasil