Tatu-bola em extinção no Brasil

O Tatu-Bola é um animal muito bonito e muito rico em cultura no território nacional, perdendo-se em extinção ao longo destes anos.

Não há como negar que entender um pouco mais sobre as questões brasileiras com relação aos animais em extinção é algo que confronta o ritmo de vida atual, por isso, a extinção do Tatu-Bola é um dos muitos problemas que a fauna brasileira vem enfrentando ao longo destes últimos anos.

A extinção do tatu bola

O tatu bola é um dos principais animais da fauna mundial, ele é tão importante que se tornou até símbolo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A sua identidade com o Brasil é extremamente forte e contribui excessivamente para o andamento da natureza conforme suas regras tradicionais.

No entanto, a extinção com o desmatamento e com todas as formas de poluição recentes está se tornando cada vez mais real e prejudicando o sistema de fauna brasileiro.

Diante de todas as novidades e informações presentes nos últimos anos, o tatu bola é declarado, oficialmente, como um dos animais que podem entrar em extinção em pouco tempo, o que pode destruir um pouco mais a natureza atual. Então, diante de tudo isto, vale a pena conhecer mais o tatu bola, que está em extinção no Brasil.

Ficha técnica do tatu bola

01- Nome Popular: Tatu-Bola.
02- Nome científico: Tolypentis tricinctus.
03- Classe: Mammalia.
04- Ordem: Edentata.
05- Família: Dasypodidae.
06- Categoria: Em perigo altíssimo de extinção.
07- Comprimento: 40 a 53 cm e mais 10 cm de cauda.
08- Características: O “T. Tricinctus” é considerado o único e o menor tatu endêmico encontrado dentro do Brasil, ele é considerado, atualmente, como uma das espécies mais raras de edentado, pois, até o ano de 1989, eram conhecidas apenas seis espécimes do mesmo.
09- Observação: É de suma importância para a Caatinga do Nordeste brasileiro, onde há ocorrência de encontros em unidades como o Parque Nacional da Serra da Capivara e também na Estação Ecológica do Raso da Catarina.

Coleção científica

Ele se encontra confinado na região nordestina da Caatinga do Brasil, pertencendo à família Dasypdidae e também à tribo Tolypeutini. Ele é uma espécie que possui pequeno porte e apresenta uma carapaça convexa com diversas divisões entre si que permitem a movimentação fazendo com que ele se “arredonde” em caso de perigo.

O tatu-bola é assim chamado popularmente, pelo fato de se tornar uma verdadeira bola quando está em perigo, fazendo com que sua carapaça seja seu escudo diante do medo presente.

A importância do tatu bola no brasil

Devemos cuidar de animais como o tatu bola pelo simples fato de poder contribuir com a rica fauna brasileira na atualidade, causando efeitos impactantes nas cadeias alimentares e criando identidades mais firmas com o nosso país, por isso, é de interessa nacional preservar estes tipos de efeitos que prejudicam a vida do tatu bola, e também de muitas outras espécies de animais.

14/04 por Fabiano

Tags: , ,

   

Mais informações por email

Comentar