Quem tem direito a insalubridade

Correr atrás dos direitos é um dever de todos, então você que trabalha em áreas de risco saiba se tem direito a insalubridade.

Existem diversos tipos de profissões, mas algumas dessas profissões não são boas a saúde das pessoas e com isso deixando os profissionais em risco enquanto estão trabalhando e isso é algo desagradável e muito perigoso. Por mais que você possa ter um emprego que pague bem é sempre bom ver se você esta bem nesse emprego, pois sem perceber ele pode estar fazendo mal para você e isso no futuro é um grande problema.

Para esses profissionais tem um tipo de bonificação pelo esforço que teve trabalhando em um lugar insalubre. Embora alguns não saibam que existe essa bonificação é bom você ficar sabendo, assim fica ciente de que tem direito certa quantia em dinheiro pelo esforço e risco que você tem enquanto esta trabalhando.

Direito do trabalhador

Mais sobre quem tem direito a insalubridade

O que é Insalubridade

Segundo a CLT é considerado uma atividade insalubre quando o trabalhador esta trabalhando em um lugar onde esta exposto a agentes nocivos á sua saúde acima dos limites que são tolerados pelo Ministério do Trabalho.

Quem nunca recebeu insalubridade, mas acha que tem direito a insalubridade pode lutar pelos seus direitos, mas esse é um processo um pouco demorado, essa ação tem efeito retroativo de cinco anos e só pode ser protocolada em até dois anos após ter saído da empresa, o ideal a fazer é consultar um advogado trabalhista antes de tomar qualquer decisão, com isso você irá ouvir bons conselhos e com certeza no final ira fazer a coisa certa a ser feita.

A dica de um profissional que entende do assunto é indispensável, por isso é bom que você tenha um bom advogado e de confiança, pois ele irá representar você caso algo esteja errado no seu emprego, então procure um advogado na área trabalhista e tire todas as duvidas que você possui, esclarecer tudo isso é um direito que você tem.

Insalubridade

Trabalhadores com Direito a Insalubridade

Isso é definido com a Norma Regulamentadora 15, do Ministério do Trabalho e os trabalhadores que estão trabalhando em um lugar de risco têm três graus sendo eles grau mínimo recebe 10% de adicional de insalubridade, grau médio, tem o direito ao percentual de 20% e tem o grau máximo que tem o percentual de 40% do seu salario base.

Então se estiver trabalhando em uma empresa onde você acha que tem esse direito corra atrás de mais informações para não ser deixado para traz, isso você pode tirar todas as duvidas no ministério do trabalho, é sempre bom saber quais seus direitos como empregado, isso é um direito seu e que o empregador tem que pagar.

22/03 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Otimo

    nagela maria da silva santos alves

    10/03/17

  2. Oi meu trabalho é rural trabalho na umidade e no no inverno as temperaturas chegam a ficar negativas. quero saber se tenho direito a insalubridade? obg

    eliel kerche

    27/07/16

  3. Eu trabalho a 7 anos com produtos químicos como venenos e adubos foliar para uma cooperativa grande sera que eu tenho direito

    marcos antonio carvalho de camargo

    21/05/16

  4. Eu trabalho em uma ferramentaria e faço apontamento em uma oficina mecanica muito movimentada eu tenho direito de receber insalubridade.

    adivanilson

    03/03/16

  5. Eu trabalho direto e indiretamente com vinhaça eu queria saber se eu tenho direito a salubridade

    jose marcelo

    06/11/15

  6. Bom dia eu trabalho como agente de patio numa empresa de transporte de cargas queria saber se tenho direito e aonde eu encontro respaudo para confirmar esse direito.

    marcelo vieira

    14/03/14

  7. Eu trabalho como motorista de transporte escolar para prefeitura,so que eu trabalho na zona rural,e tem muita poeira quando vou tomar banho a agua sai um barro so e o meu naris so sai lama,os olhos ardem o meu cabelo chega a ficar duro.gostaria de saber se tenho direito a insalubridade, alguem pode me ajudar.....

    demetrio vieira almeida

    05/02/14

  8. Queria saber se eu tenho o direito de receber essse beneficio

    hugo

    30/01/14

  9. Eu sou registrado na empresa que trabalho,oficial de pintor industrial,montador e assiistente tecnico e nao recebo periculosidade e ne insalubridade

    hugo

    29/01/14

  10. Eu trabalho em uma empresa de comnicaçao visual e faz um ano e tres meses fui despensado agora em janeiro de 2014 ,sou soldador e nunca me pagarao o seguro de insalubridade tenho direito e qual o grau tambem faço outras funçoes na empresa como pintura e subo em andames para intalar paineis,grato

    sergio kierdeika

    12/01/14

Comentar