Quais animais estão em extinção no cerrado

O cerrado é um dos principais biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território, mas sofre com a ameaça constante de extinção.

Anta

Ameaça de extinção

Essa ameaça de extinção é uma previsão pessimista é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra o cerrado, no qual, aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora, em Goiás a situação é mais agravante, pois, estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado.

O cerrado

O cerrado abrange a maior parte do país, sendo que a sua maior concentração fica situada no Centro Oeste. A maioria dos animais que vivem no Cerrado estão ameaçados em extinção, muitos fatores estão relacionados diretamente com a extinção de diversas espécies de animais, fatores como, caça ilegal, desmatamento e queimadas ilegais (afetam e destroem o habitat dos animais), contrabando, entre outros.

Fauna e flora do cerrado

Capivara

O cerrado é um bioma extremamente rico em fauna e flora, além de apresentar potencial hídrico, muitas espécies de animais e plantas ainda não são conhecidas ou não foram catalogadas, no entanto, sabe-se que são identificadas 837 espécies de aves, 197 de mamíferos, 180 de répteis, 113 de anfíbios e uma infinidade de insetos diferentes.

O cerrado também é divisor de águas, possui uma grande quantidade de água de superfície e subterrânea. A principal ação é a agricultura que a cada ano abre mais áreas de cultivo, retirando a cobertura do cerrado, eliminando aos poucos o bioma.

Ameaça no cerrado

Cobra Cascavel

Por abranger um território bastante extenso e oferecer riqueza em sua biodiversidade, o cerrado e toda a sua fauna e flora vem sofrendo com a ameaça de extinção de animais e plantas nativas.

Essa ameaça de extinção contra animais e plantas do cerrado é decorrente principalmente a ações humanas, queimadas e desmatamentos ilegais, caça de maneira descontrolada e ilegal, contrabando de espécies de animais, entre outros.

Alguns órgãos governamentais e, também órgãos não governamentais (ONGs), vem investindo em maneiras e estratégias para proteger o meio ambiente e toa a sua biodiversidade, embora está seja uma iniciativa de extrema importância, infelizmente a extinção de muitas espécies de animais ainda faz parte da realidade não só do cerrado, más também da Floresta Amazônica e Mata Atlântica.

Espécies em extinção

Existem vários animais ameaçados de extinção, mas, afinal, uais animais estão em extinção no cerrado de verdade? Sem contar aqueles que já foram extintos, por culpa do próprio homem? Pois é, muito desses animais tem que viver em cativeiro para a própria sobrevivência.

Urubu-rei 2

Confira uma lista de animais em extinção no cerrado

- Jaguatirica;
- Charão;
- Porco-queixada;
- Tamanduá-bandeira;
- Urubu-rei;
- Veado-campeiro;
- Lobo-guará;
- Anta;
- Capivara;
- Onça-pintada;
- Tatu-canastra;
- Tatu-bola;
- Lontra;
- Cobra Cascavel;
- Cobra Coral Verdadeira.

Cobra Coral Verdadeira

Jaguatirica

Onça-pintada

Porco-queixada

Tamanduá-bandeira

Tatu-bola

Lobo-guará 2

04/06 por Fabiano

Tags: , ,

   

Mais informações por email

Comentar