Porque estudar história

Estudar história pode ser bacana, principalmente para quem gosta dos fatos importantes e de perceber as transformações que a sociedade sofre.

A história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo, analisando eventos ocorridos.

A história em si

A origem da palavra história vem do grego antigo e tem ligação direta com a palavra investigação. Na verdade, os métodos críticos de estudar a história do passado começaram há muito tempo atrás, onde os sábios e filósofos faziam o cruzamento de dados e fontes diferentes para determinar o que aconteceu há certo tempo atrás.

Porque estudar história 3

Mais sobre porque estudar história

Na verdade, a história não existiria se não houvesse elementos da existência dos nossos antepassados, como desenhos, retratos e documentos. O estudo da história da humanidade se divide em dois grandes períodos, o primeiro é a Pré-História, que vem seguido pela História.

Além de descobrir e contar os fatos que ocorreram, a história também estuda os costumes, modismos e respostas sobre o passado, que tenham influência no presente das civilizações. A Pré-História começa no período Paleolítico, passa pelo Neolítico e acaba na Idade dos Metais, quando aparecem as primeiras civilizações da Antiguidade, a Mesopotâmia e o Egito.

Já a História se divide em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, na qual estamos atualmente. Muitas pessoas não gostam de estudar história pelo fato de que a leitura é fundamental, porém as crianças devem ser estimuladas desde crianças a conhecer um pouco mais sobre o mundo e sobre as antigas civilizações.

Os estudos em história

Porque estudar história

Além da divisão em períodos, também é possível estudar a história por continente, como a História da África, História da América, História da Antártica, História da Ásia, História da Europa e História da Oceania, é possível estudar a história dos países, como a História do Brasil e também estudar por campo, como a História da Literatura, História da Ciência e assim por diante.

Ao contrário do que muitos pensam estudar história não é só entender coisas que já se acabaram, mas faz com que as pessoas criem uma ponte entre assuntos e características da sociedade do passado e do presente, essa visão permite entender uma série de coisas que acontecem e faz com que a visão de mundo do estudante se abra cada vez mais.

Porque estudar história 2

A história também permite que entendamos algumas das mazelas sociais, como por exemplo, o preconceito que insiste em ficar em algumas sociedades contra os negros, devido ao fato de que no passado eles eram tratados como mercadoria e como escravos das classes dominantes.

Quem não gosta de estudar história deve fazer um esforço, pois apesar de não ser considerada a ciência mais importante por muitas pessoas, ela é fundamental para o entendimento da vida, de problemas sociais e até mesmo para entender acontecimentos do futuro.

Portanto, dê valor para os seus professores e se torne uma pessoa cada vez mais entendida da história, isso pode acrescentar muito na sua vida e no seu jeito de ser, sem dúvidas você se tornará uma pessoa maior, após começar a avaliar os aspectos de uma forma histórica.

Porque estudar história

Por que história

Por que estudar História?

Conheça mais sobre História

Pré-História, A Origem do Homem
História do Brasil
Descobrimento do Brasil
Uma Breve História do Mundo

19/12 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar