O que significa Recall

O Recall é uma espécie de proteção aos consumidores para quem adquiri um produto com problemas. Saiba como utiliza-lo para seu bem.

 
Comentar
Tweetar
Share on Tumblr

Recall

O que é Recall?

Recall é uma palavra originalmente inglesa, no qual seu significado é “chamar de volta”. Esse termo é utilizado pelo Código de Defesa do Consumidor para indicar o procedimento que pode ser adotado pelos fornecedores, para assim alertar o consumidor de problemas encontrados em produtos ou então nos serviços que já estão colocados no mercado.

Ou seja, todos os produtos que já vierem com defeitos ou problemas já de fábrica e que foram colocados à venda ou até mesmo já vendidos, podem vir a ser consertado e até devolvido ou trocado sem qual adicional ao consumidor. Essa regra foi implanta especialmente para evitar possíveis acidentes, assim preservando e protegendo a saúde, vida e dando segurança aos consumidores.

Para que serve?

Os recalls estão sendo cada vez mais recorrentes em indústrias automobilísticas, as fábricas de brinquedos e medicamentos têm passado por essa lei, pois senão podem expor a vida das crianças e pessoas enfermas. No ano de 2007 uma empresa que brinquedos tiveram que tirar toda uma linha de brinquedos do mercado devido um erro de produção dos produtos.

A pessoa que adquiri qualquer produto com defeito está totalmente apoiada pelas leis do consumidor e deve ser imediatamente ressarcido por erro de fábrica. Em caso a negação de troca ou conserto do produto a empresa é multada. Os fabricantes também podem fazer os recalls voluntariamente, no qual podem ser feito a troca antes que sejam adicionados por vias legais, nesse caso se o consumidor se negar ele que poderá ser multado.

Esse procedimento é gratuito e a sua comunicação deve ser feita a todos os consumidores que estiverem expostos a algum risco. Para outras informações mais precisas basta ir até um Órgão de Proteção ao Consumidor Procon mais perto de você.

GD Star Rating
loading...
Tweet

Comentar
Tweetar
Share on Tumblr

 

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook