O que fazer a carteira de trabalho foi perdida

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes, por isso é preciso ter cuidado e caso você a tenha perdido, saiba o que fazer.

Carteira de trabalho

A importância da carteira de trabalho

Este é um dos documentos que se tornam muito importantes na vida das pessoas, depois que completam 18 anos. A Carteira de Trabalho e Previdência Social, também conhecida como CTPS, existe desde 1932, quando os direitos dos trabalhadores começaram a ser criados no nosso país.Ela se tornou um documento obrigatório para os empregados rurais e urbanos, sejam eles fixos ou temporários.

Carteira de trabalho perdida

A importância da carteira profissional se deve ao fato de que toda a vida do empregado é documentada na mesma, nas anotações é possível verificar se os direitos trabalhistas estão sendo respeitados e também é através dela que os trabalhadores podem garantir direitos como o seguro-desemprego, o FGTS, que é o fundo de garantia por tempo de serviço e benefícios como auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria e outros.

Na carteira de trabalho de uma pessoa é possível encontrar todos os empregos que a mesma já teve o tempo de serviço, a remuneração, as características do serviço e também o motivo da saída.

Um dos direitos dos empregados, em relação à carteira de trabalho, é que num prazo de 48 horas após a admissão, o empregador deve realizar as anotações devidas, tais como a data, a remuneração e outras anotações necessárias.

O que fazer ao perder a carteira?

Que a carteira de trabalho é essencial todos compreenderam, agora, se você perdeu ou roubaram a sua carteira de trabalho com todos os registros de empregos e experiências anteriores, não é preciso se desesperar.

A primeira coisa a fazer é ir até uma delegacia de polícia, para fazer um boletim de ocorrência, depois você deve ir até uma Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de sua cidade, ou a um Ponto de Atendimento ao Trabalhador mais próximo, munido dos seguintes documentos:

Documentos Necessários para tirar carteira de trabalho

Como fazer quando a Carteira de trablaho foi perdida

Mais sobre O que fazer a carteira de trabalho foi perdida

  • -Uma foto 3x4 recente;
  • -O boletim de ocorrência da perda ou roubo;
  • -Sua certidão de nascimento;
  • -Identidade ou certidão de casamento;
  • -Um documento que comprove o número de sua carteira de trabalho, que pode ser o extrato do FGTS;
  • -Um termo de rescisão do contrato de trabalho, que tenha sido homologado pelo Ministério de Trabalho e Emprego ou pelo Ministério Público, ou pelo sindicato de classe;
  • -Uma cópia da ficha de registro de empregado que contenha o carimbo do CGC da sua empresa.

Assim, será solicitada uma segunda via de sua carteira e com a mesma você poderá recuperar o registro de suas experiências profissionais anteriores, através de uma solicitação à Superintendência Regional.

O melhor a se fazer é tomar cuidado, guarde sua carteira profissional em casa, ou deixe-a no trabalho para melhor garantia, principalmente contra roubos, já que nunca se sabe o que pode acontecer. Porém, fique tranquilo que sem dúvidas você conseguirá a segunda via, nestes casos.

Carteiras de trabalho perdidas

Locais para tirar carteira de trabalho em SP

Como tirar carteira de trabalho

Mais sobre a carteira de trabalho

  • Carteira de Trabalho, veja como solicitar
  • Emissão de Carteira de Trabalho (CTPS)
  • Como tirar carteira de trabalho?
  • Quanto custa a 2ª via da carteira de trabalho?
  • Onde tirar carteira de trabalho

Compartilhar
Comentar



Fabiano

12/12/12

Mais informações por email.

Comentar sobre O que fazer a carteira de trabalho foi perdida

Destaque

Segunda via cartão Mastercard Itaú

Segunda via cartão Mastercard Itaú