O que é o Packet Tracer

O Packet Tracer é um programa educacional que foi desenvolvido por uma empresa chamada Cisco, para simulação de rede de computadores.

Como funciona esse programa

O programa educacional desenvolvido pela empresa Cisco é gratuito e planeja desenvolver simuladores de redes de computadores, ou seja, simular além de suporte de criação de uma topologia da rede, roteadores, host, concentradores, comutadores, pontes, wireless access points, roteadores wireless, nuvens de armazenamento, que servem para guardar informações na web e cabos modens DSL, onde os modelos podem ser iguais ou genéricos.

O objetivo é que através de alguns equipamentos, conhecimentos e configurações, os estudantes consigam se tornar presente em situações reais.

O programa de simulações tem um fácil manuseio, com um gráfico e sonoridade simples, isso ajuda na hora de fazer as simulações, já que o programa foi criado para que o ensino de redes de computadores fosse feito com base nos níveis de conhecimento, que são cobrados pela empresa para uma certificação, denominada CCNA.

No Packet Tracer é possível visualizar as redes, avaliar os problemas e as medições das simulações e também construir as novas redes, além de que muitas pessoas poderão trabalhar juntas, através da internet, em um mesmo projeto, até que ele seja desenvolvido.

Onde utilizar o Packet Tracer

O programa possui também outras funções e aplicações, como o Internetwork Operating System, que faz com que o aluno possa aprender o modelo da empresa Cisco e também dá uma interface de todos os comandos de linha que facilitam que novos dispositivos sejam configurados, sem que seja necessária a interface gráfica.

O Activity Wizard também é um aplicativo funcional do programa, sua função é permitir os instrutores consigam criar um cenário de rede totalmente customizado, assim poderá ensinar os seus alunos a suas experiências e situações específicas, criando um total feedback próprio para avaliar e selecionar os seus alunos.

Para quem estiver interessado, esse programa Packet Tracer pode ser usado nos seguintes sistemas operacionais, Windows, XP, 2000, Vista e 7 e também por Linux Ubuntu e Fedora e o programa sempre sofre algumas atualizações, que oferecem suportes para protocolos de indústrias e também por governos.

27/02 por Fabiano

Tags: ,

   

Mais informações por email

Comentar