O que é Engenharia de Software?

Escolher o seu curso para a faculdade é um passo importante para a vida, porém, deve se conhecer perfeitamente o que ele tem a oferecer.

A Engenharia possui muitas áreas diversificadas, a Engenharia de Software é uma delas.

Conhecendo o Curso

Muitas pessoas sabem que o curso de engenharia nas mais diversificadas universidades do mundo inteiro é um curso extremamente concorrido, todo mundo que quer uma carreira profissional de maior qualidade e que se encaixe na área de exatas deve procurar os cursos de engenharia para seguir.

Entretanto, todo mundo sabe que as engenharias ganham muitas conotações e estilos de áreas diferentes, com isto, temos a pergunta do momento: Afinal, o que é Engenharia de Software? Pois bem, a Engenharia de Software é uma área de muita procura, ela é completamente voltada para a computação ligada as especificações de desenvolvimento e manutenções dos softwares que estão no computador, com isto, as suas aplicações tecnológicas visam sempre a organização e a qualidade do usuário na hora de mexer no software.

Imagem com teor tecnológico

Hoje em dia este é uma das áreas que mais englobam as buscas do mundo inteiro, afinal, atualmente tudo é movido a um computador e a softwares de grandes qualidades, então, acabam englobando também banco de dados, plataformas, processos de produção, programação e suas linguagens e, claro, o bem estar do usuário.

A Engenharia de Software vai abordar desde a criação do software até os concertos que eles podem ter, ou seja, versões futuras, atualizadas e com melhorias para os usuários, assim, o Engenheiro de Software tem como objetivo atingir um grande público fornecendo softwares das mais diversificadas áreas para que possa ser utilizado de maneira global.

O curso é bastante confundido com Engenharia da Computação, Engenharia da Informação e Ciência da Computação, entretanto, a Engenharia de Software é algo a extremamente diferente e que aborda temas muito mais específicos aos softwares do que, por exemplo, a Ciência da Computação.

Áreas de Conhecimentos Específicos

Engenharia de Software

De acordo com o Corpo de Conhecimento da Engenharia de Software, em 2004, as áreas de conhecimento para este tipo de curso são basicamente:

01- Requisitos ou Requerimentos de Software.
02- Projeto ou Design de Software.
03- Construção de Software.
04- Teste e Aprovações de Software.
05- Manutenção e Cuidados de Software.
06- Gerenciamento das Configurações Pessoais do Software.
07- Gerenciamento da Engenharia de Software.
08- Processos de Engenharia de Software.
09- Ferramentas Específicas e Métodos de Engenharia de Software.
10- Qualidade e Controle dos Softwares.

Diante de todos os conhecimentos considerados específicos para o curso, o ingressante deverá ter em mente que todo o tipo de controle e de sistemas serão estudados a fundo, assim, os alunos terão maior controle do que está sendo aplicado em sala de aula, com matérias densas e em situações reais, definindo de uma vez por todas o que é a tal Engenharia de Software.

Aprenda o que faz um engenheiro de Software

Vamos saber mais sobre a Engenharia de Software?

● O que é Engenharia de Software?
● Engenheiro de software é o melhor trabalho de 2011
● Pós Graduação em Engenharia de Software
● Engenharia de Software
● MBA em Engenharia de Software orientada a serviços SOA
● Qual é o salario de um engenheiro de software?

11/01 por Fabiano

Tags: ,

   

Mais informações por email

Comentar