O que é atividade aeróbica e anaeróbica?

Os termos exercícios aeróbicos e anaeróbicos são muito citados nas academias espalhadas por aí, porém poucos sabem seus significados.

Exercicios aeróbico e anaeróbico

Atualmente a maioria das pessoas passa pelo menos algum tempo durante a semana fazendo exercícios na academia. Esses lugares se tornaram até mesmo a segunda casa de muita gente, que faz exercícios para ter um corpo mais bonito e sarado, como os padrões de beleza atual.

Porém, antes de começar a levantar peso e querer fazer todos os exercícios disponíveis, é preciso entender alguns termos essenciais para saber o que está acontecendo com seu corpo, enquanto você faz determinados tipos de exercícios.

Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos

Dois termos são muito utilizados na classificação de exercícios, esses termos são aeróbios e anaeróbios, que poucas pessoas sabem o que realmente significam.

Na verdade, para entender se um exercício é aeróbio ou anaeróbio é preciso saber qual é o metabolismo energético que é utilizado durante sua execução.

Ambos os tipos de exercícios podem ser classificados como leves, moderados ou fortes. Entendendo esses termos você poderá entender qual exercício será melhor para o tipo de resultado desejado.

Exercícios Aeróbicos

Esses exercícios tem a função de utilizar o oxigênio que entra em nosso corpo como fonte de queima de substratos que assim conseguirão produzir uma energia que será transportada para o músculo que está sendo trabalhado.

Isso exige uma maior duração, portanto todos os exercícios aeróbios tem uma longa duração, com intensidade um pouco mais moderada, para que consiga estimular os sistemas vascular e cardiorrespiratório, melhorando ainda mais os resultados obtidos.

Mais sobre O que é atividade aeróbica e anaeróbica?

O metabolismo também se torna mais rápido, pois é estimulado a aumentar a capacidade cardíaca e dos pulmões para consumir mais oxigênios e suprir a energia que os músculos precisam para se exercitar. Podem ser classificados como exercícios aeróbios a corrida, natação e dança.

Exercicios aeróbico e anaeróbico 2

Exercícios Anaeróbios

Como já se pode supor pelo nome, os exercícios anaeróbios não precisam do oxigênio para obter a energia necessária.

Por isso tem alta intensidade e duração um pouco menor, com um esforço muscular intenso, que produz ácido lático. São exemplos de exercícios anaeróbicos os de musculação e levantamento de peso. Para obter bons resultados é preciso unir a prática de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Compartilhar
Comentar



Fabiano

08/07/13

Relacionados com O que é atividade aeróbica e anaeróbica?

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é atividade aeróbica e anaeróbica?

Destaque

Chá matte leão faz mal?