Alienado.net

Meio Ambiente e Cidadania

Princípios Morais para com o Meio Ambiente

Uma riqueza que nós brasileiros devemos respeitar é o meio ambiente, porem isto não é bem quisto e visto por todos.

No Brasil possui uma grande geração de pessoas que pouco se importam com as questões ambientais, que não possui ética e nem os princípios morais, na qual, a própria raça humana demorou séculos para adquirir.

Hoje estamos vivendo uma época em que a mídia oculta tudo, deixando assim de uma maneira fácil para aqueles que não possuem esta percepção de que se continuarem desrespeitando a natureza ela poderá voltar-se contra você e muitas catástrofes mundiais poderão acontecem e não está pra demorar, pois alguns acontecimentos já se sucedem de maneira brusca.

O que podemos fazer como Cidadãos?

Parece até que é pedir de mais, quando se pede para todos tomarem consciência de que o mundo poderá ser prejudicando com pequenas atitudes que você toma durante o seu dia.

Um exemplo são os lixos jogados na rua, onde entopem bueiros e são causadores de enchentes, e também o tempo de vida de um papel, ou plástico, ou metal, ou qualquer outro material, possuem longo tempo de duração.

Por isso que deve ser jogado em um recipiente, aonde irá para o lixo e em seguida pro caminhão onde levará a separação dos materiais para a reciclagem e assim seguir o seu ciclo de uma forma ecologicamente correta.

Veja outras atitudes de podemos tomar como cidadãos para ajudar o meio Ambiente que a gente vive:

1-Não corte árvores sem autorização, não desmatar florestas, nem provocar queimadas;

2- Nunca altere o percurso das nascentes e rios, e construção de poços artesianos somente com autorização;

3- Não crie animais silvestres em casa sem autorização, pois pode prejudicar a vida deles, evite pescar em períodos de proibição;

4- Separe o lixo reciclável ou reaproveite na sua casa, não jogue lixo nas ruas e no chão;

5- Procure andar a pé ou de bicicleta, evite transportes que contribuam com a poluição;

6- Evite usar venenos ou agrotóxicos em sua plantação ou horta, pois polui o solo;

7- Não desperdice água, sempre feche as torneiras, chuveiros quando não está utilizando. Sempre que puder aproveite a água da chuva;

8- Não desperdice energia elétrica, sempre desligue as luzes e aparelhos eletrônicos quando não está utilizando;

9- Ensine as crianças desde cedo a respeitar a natureza e o meio ambiente onde vive;

Outras atitudes também é cortar uma arvore sem autorização judicial, ou provocar queimadas, desmatamento, consumir excessivamente os bens naturais, enfim não ter o senso na qual a nossa ética nos trás, deixando assim um país conhecido como antiéticos e que não possuem uma cidadania aceitável.

Então ajude-nos a mudar a historia deste país e isto pode começar por você dentro de sua casa com os afazeres do seu dia a dia, e perceba que o consumo deve ser consciente e com muita cidadania.

Meio Ambiente e Cidadania