Importância do Uso do Cinto de Segurança

Há muito tempo que o trânsito vem sendo modificado. E, quando se tem segurança logo pensamos na importância nos cintos de segurança

Qualquer tipo de segurança nos dias atuais são de extrema importância. O cinto de segurança é uma destas. É preciso porque atualmente não basta apenas ter cuidado com o que você faz no trânsito, mas também com o que os outros fazem, por isso tem que se dar importância a esse acessório de uso obrigatório dos automóveis.

Veja os tipos de cintos de segurança existentes

-Pélvico: Protege da projeção total do corpo, porém não dá proteção ao tórax e a cabeça;
-Cinto Torácico: Protege a cabeça e tórax, porém não tem tanta proteção no quadril e pernas;
-Cinto 3 pontas: dá proteção total ao corpo, tanto para os membros superiores e inferiores;
-Cinto 3 pontas retrátil: Dá proteção total e perfeita ao corpo, tanto na parte superiores como inferiores, além de dar mais conforto;


Mais sobre importância do Uso do Cinto de Segurança

Isso tudo porque milhões de pessoas que dirigem não possuem noção de educação no trânsito e com isso ocorrem muitos acidentes, sendo um mais forte que o outro. O que mais ocorre são as colisões por indisciplina.

O uso do cinto nas cidades e estradas

Nas cidades geralmente não ocorrem tantos acidentes mais graves, e sim os mais leves. A colisão na cidade existe, principalmente quando alguém não respeita quem está a frente no farol do semáforo ou então quer passar antes que ele abra.


Quem passa com o farol ainda fechado possivelmente não terá chances de não bater o seu carro. É tudo muito rápido, principalmente quando envolvem as motos, por este motivo é preciso tomar cuidado e estar sempre de olho no uso do cinto de segurança. E quanto a quem está a sua frente é preciso esperar que ele passe para que você dê continuação da fila de carro, e não queira passar por cima.

Para quem está na estrada é ainda mais perigoso, isso porque a velocidade em que os carros andam em uma rodovia é muito maior que dentro da cidade.


Um erro que cometa durante uma ultrapassagem e esteja sem o uso do cinto de segurança pode ser fatal tanto para você quanto o restante de pessoas que está no carro com você.

O uso do cinto de Segurança é muito importante e não se pode deixar de usar, principalmente quando falado em crianças que possuem cadeirinhas corretas para cada idade. Caso o não uso do cinto de segurança ocasiona em multas e pontos em sua CNH - Carteira Nacional de Habilitação.

A multa para quem não está utilizando o cinto de segurança é de R$ 127,69, isso tanto para piloto quanto passageiro. E ainda leva mais cinco ponto na carteira, e o carro é retido até que se coloque o cinto de segurança.


Crianças e o cinto de segurança

O cinto de segurança é um equipamento que deve ser usado para todas as idades. De acordo com as regras como uma criança é pequena e o cinto muitas vezes pode ser até perigoso é preciso que se tenha um cadeirinha que se adapta de acordo com o tamanho da criança.

É preciso que o uso seja exatamente qual é a que você precisa colocar no seu carro, e caso esta não seja colocada a multa é de R$ 191, 00, sete pontos na carteira constando como infração gravíssima, além da apreensão do veículo, veja outras inflações também no site do Detran.


Muitos deixam o uso do cinto de segurança de lado, porque acham desconfortável ficar utilizando algo que ficam os prendendo, por conseguinte, os deixando sem liberdade de movimento em algumas ocasiões.

Mas é de uma tremenda importância para a sua própria vida, portanto, não deixe de utilizar e não tenha problemas na habilitação e não pague as multas.

A importância do Cinto de Segurança

13/07/09 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Como usar cardigan feminino com cinto

Qual a importância da sociologia no estudo

Importancia da atividade física

Importância da camada de ozônio

Importância do Novo ENEM

A Importância da Escola

Importância da reciclagem no Meio Ambiente

Proibido o uso de celular em sala de aula

Importância de Alongamentos e Aquecimentos