Idade da primeira menstruação

A idade da primeira menstruação da mulher varia de corpo para corpo, mas geralmente deverá acontecer entre os 10 e os 17 anos.

Quando deve acontecer a primeira menstruação?

A menarca ou primeira menstruação é uma passagem fisiológica do organismo da mulher e acontece sempre no momento em que a atividade de ovulação se inicia, ou seja, quando o corpo se encontra pronto para fertilizar.

MenstruaçãoEm muitos casos esse momento pode ser precoce e acontecer antes dos 10 anos, mas normalmente deverá ocorrer entre os 10 e 17 anos.

Mais sobre idade da primeira menstruação

A primeira menstruação causa muita ansiedade nas jovens meninas por se tratar de um acontecimento bastante pessoal e íntimo, mas não há motivos para preocupações enquanto estiver nessa faixa etária de idade e ainda não ficou menstruada.

O corpo precisa estar sintonizado para que a menstruação ocorra e se ainda não aconteceu para você pode ser porque essa sintonia ainda não foi ajustada. Além disso, depois que menstruar pela primeira vez, toda a mulher conviverá com este ciclo por aproximadamente os próximos 40 anos.

Deve se preocupar apenas as mulheres que já chegaram aos 18 anos e ainda não menstruaram, pois nesses casos existe um indício de doença. Entretanto, em qualquer caso é sempre importante procurar um médico após a primeira menstruação para receber orientações e entender melhor o que está ocorrendo com o corpo.

Por que menstruamos?

susto

Em determinado momento do desenvolvimento do corpo da mulher, seu sistema reprodutor recebe um start e começa a funcionar com o intuito de fertilização, ou seja, para que a mulher possa ter filhos.

Esse funcionamento se dá pela atividade de uma glândula cerebral chamada hipófise, que passa a produzir um conjunto de hormônios capazes de conduzir um processo de formação de óvulos.

mulher no espelhoQuando esses óvulos estão maduros e não são fecundados há a necessidade de ser expelido pelo organismo, para que um novo ciclo possa ser iniciado e é nesse momento que ocorre a menstruação.

Portanto menstruamos para que o óvulo produzido em nosso corpo e que não esteja em fecundadação possa sair através dela.

Por outro lado, quando uma mulher engravida ela tem sua menstruação interrompida, pois o óvulo está fecundado gerando um bebê.

Depois que o bebê nasce, o ciclo volta ao normal e a menstruação se inicia novamente.

31/01 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar