Globalização e a exclusão social

Entenda um pouco mais sobre o que é Globalização e Exclusão Social. E o que pode ser feito para mudar essa história.

Exclusão Social

O que é Globalização

A Globalização que é o constante movimento do mundo capitalista que gira em torno do lucro, do dinheiro e da tecnologia, é a responsável por termos tantas exclusões sociais, já que o mundo visa mais o dinheiro do que o próprio ser humano.

Mendigos, favelas, fome, miséria, tudo isso é um quadro do nosso mundo atual, no qual vemos diversos tipos de exclusão social que acontecem deliberadamente pelo mundo todo, e a grande responsável por isso é a chamada Globalização.

Globalização e a exclusão social

Exclusão social

Uma pessoa é considerada excluída da sociedade quando não se é permitida a sua participação na vida econômica, social e civil ou também quando não lhe é permitido se ter acesso a outros recursos de modo que sua vida não atinja o nível aceitável pela sociedade em que este se encontra.

Como é considerada a exclusão

A exclusão pode, por tanto ser considerada como falta de meio econômico, acesso limitado a alguns lugares e coisas e isolamento social.

Também temos os problemas de educação, saúde, nacionalidade, violência, desigualdade social, toxicodependência que também podem contribuir para a exclusão social.

O próprio nome já diz excluir, tirar do meio o que não é considerado “bom” para a sociedade.

Mais sobre Globalização e a exclusão social

Como acabar com a Globalização e Exclusão Social

A grande dificuldade de se acabar com esse tipo de exclusão seria refreando a Globalização e conseguir com que mais medidas de ressocialização fossem aprovadas pelos governos como as reurbanizações de favelas, projetos sociais que tirem os mendigos das ruas.

Fazer também um programa para que todos possam ter acesso à educação, trabalho e lazer, entre outras coisas que todos os cidadãos têm o direito.

Ao invés de tirar do meio, inclua-os ainda mais, pois a sociedade é um todo e um todo é englobado as pessoas que vivem num meio, independente da condição. Por isso fica muito mais “bonito” de se praticar a inclusão do que a exclusão.

Compartilhar
Comentar



Fabiano

02/07/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Globalização e a exclusão social

Destaque

Importancia da atividade física

Importancia da atividade física