Formula de Bhaskara

Todas as pessoas devem saber a formula de Bhaskara, pois é uma das mais importantes para fazer nas provas de concursos e vestibulares.

Onde é Usada a Fórmula

A forma de Bhaskara é usada para resolver e descobrir a raiz de uma equação de segundo grau. Antes, até o século 16, não era usada nenhuma fórmula para descobrir a raiz, até que veio essa fórmula, uma fórmula que não pode ser considerada complicada pelos estudantes de ensino médio, já que suas regras são bem básicas.

História e Como Surgiu

Formula de bhaskara

Essa formula começou com o matemático Bhaskara Akaria, que nasceu na cidade Vijayapura que fica na Índia, viveu de 1114 à 1185. O indiano ajudou muitas pessoas e até hoje colabora com o que deixou que é a formula de Bhaskara, pois essa formula simplifica muito para se conseguir achar a raiz de uma equação do segundo grau.

A formula que carrega seu nome foi uma homenagem feita, já que no século XX, o matemático desafiou os mistérios da conta e conseguiu resolver o problema e assim expôs ao mundo os mistérios da formula de Bhaskara que também pode ser conhecida como equação do segundo grau. A formula se resume a “ax2 + bx + c = 0”. Já a conta varia de acordo com o problema, veja um exemplo abaixo.

Exemplo de uma conta em bhaskara

A ideia é completar o trinômio ax2 + bx + c de modo à fatorar em um quadrado perfeito

ax2 + bx + c = 0 , inicialmente multiplicamos a igualdade por 4a ,

4a2x2 + 4abx + 4ac = 0, agora somamos b2 aos dois lados da igualdade

4a2x2 + 4abx + 4ac + b2 = b2 —> 4a2x2 + 4abx + b2 = b2 – 4ac –> (2ax + b) 2 = b2 – 4ac

2ax + b = B elevado a 2, menos 4ac –> 2ax = – b elevado a 2, menos 4ac

x é igual menos b, mais o menos raiz quadrada de b elevado a 2, menos 4ac, divido por 2a.

Essa fórmula de Bhaskara que foi explicada logo acima parece ser um pouco difícil para aqueles que nunca montaram essa fórmula na aula de matemática, mas depois que montarem uma ou duas vezes vão perceber que não é um bicho de sete cabeças, e ainda vão gostar de ficar montando várias dessa fórmula criada pelo indiano.

Todos aqueles que virem essa explicação da fórmula de Bhaskara e não entenderem auxiliamos parapedir mais explicações para seu professor de matemática, pois só um bom professor de matemática conseguirá colocar essa fórmula fácil na sua cabeça.

Os estudantes precisarão aprender essa fórmula de Bhaskara de qualquer maneira para fazer provas dentro e fora da escola, quem não aprender direito poderá ter um pouco de dificuldade na hora de prestar um vestibular ou fazer algum concurso publico, então seria muito bom que muitos entendam aquela explicação, se não entenderem devem pedir logo explicações mais detalhadas sobre essa fórmula que não é nada difícil de aprender ao seu professor.

Só não devem ficar com dúvidas para não errarem no resultado final que será encontrado facilmente com a formula.

Demonstração da formula de bhaskara

Aula de Bhaskara

Publicado por Fabiano
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar