Alienado.net

Festa da Uva em SP 2012

Como é a Festa da Uva

A Festa da Uva ocorre em várias cidades do interior de São Paulo, no chamado Circuito das Uvas, que é formado por Jundiaí, São Roque, Vinhedo e Itupeva.

A Festa é uma grande tradição e a mais antiga é a da cidade de Jundiaí, que também é tradicional pela Festa do Morango. Reunindo milhares de pessoas, a festa ocorre como um evento agronômico, para exposição das frutas e também para os eventos como shows de bandas famosas no país inteiro, para atrair o público.

A Festa é uma das grandes atrações dessas cidades, que devem uma parte de sua economia, para a cultura da uva, essa festa surgiu de uma tradição italiana, os italianos chegaram ao Brasil e foram para algumas regiões, trazendo a cultura da uva e do vinho, que logo virou tradição aqui no nosso país.

A Festa da Uva acontece no mês de janeiro e no ano de 2012 promete reunir muitos cidadãos e turistas nessas cidades do Circuito da Uva. Fora as festas de São Paulo, em Caxias do Sul também ocorre uma Festa da Uva muito Tradicional, o que mostra que é uma das frutas comuns e importantes do nosso país.

Algumas características das uvas

Essa fruta é uma das mais comercializadas em todo o nosso país e sua produção começou a mais de 500 anos, com a chegada do fruto, que foi trazido da Europa pelos portugueses.

A uva é muito tradicional na Europa e principalmente na Itália, portanto, quando os Italianos vieram para o Brasil como imigrantes, a cultura da uva se tornou um grande forte da economia do nosso país, já que os italianos tinham grande facilidade para trabalhar nas lavouras produtoras de uva e vinho.

Tudo isso aconteceu no começo do século XIX e a uva cultivada aqui no Brasil tem um formato redondo e um gosto sem igual, que agrada a muitos paladares. As uvas mais cultivadas no nosso país são a preta, a rosada e a verde.

A fruta também faz bem a saúde, pois é rica em minerais, cálcio, ferro, sódio, fósforo, potássio e magnésio, e também serve de matéria prima para muitos produtos, como vinhos, doces, geleias e sucos, com muitas vitaminas.