Esportes para a Adolescência

Os jovens de hoje não praticam exercícios e só querem ficar na frente do computador e isso complicará na saúde futuramente.

Para um adolescente a prática de esportes é muito importante para o seu desenvolvimento. Deve fazer o esporte que mais gosta para que assim não pare e fique sem praticar exercícios. Para os meninos o esporte mais procurado sempre é o futebol. Eles começam desde pequenos e vão desenvolvendo habilidades com a bola, tornando se muitas vezes um jogador profissional. Já para as meninas esportes como o voleibol e handebol são os mais procurados. Ambos começam crianças e pegam amor pelo esporte que estão praticando. Conforme o tempo passa surgem competições e se realmente mostrar habilidade com o esporte é a chance de ter uma vida relacionada a ele.

Na adolescência é a hora em que os jovens mais têm disposição e querem estar sempre jogando, criando gincanas na faculdade e escola. E a academia principalmente é o alvo. O ideal é que você faça o esporte que mais lhe interessa, que mais se dá bem para que não falte as aulas, vá para as competições. Alguns dos esportes são: futebol, handebol, voleibol, basquete, natação, judô, tênis, entre outros. Estes são os mais comuns aqui no Brasil. E lembrando que o esporte no país ainda é muito pequeno. São poucas as pessoas comparado número total do país. Muitos consomem algumas drogas para que tenham mais agilidade, força em determinados esportes. Porém, se fizer isso quando estiver indo para uma competição então será desclassificado, pois as drogas não podem ser usadas. Você tem que competir realmente pelo que é, não pelo que a droga faz com você.

Há algumas vantagens do esporte acontecer na adolescência, pode se estimular o contato com outras pessoas quando alguém é tímido; a resistência do seu corpo se eleva dando menos riscos de gripes, resfriados e doenças; algo muito importante é que ele controla o peso de uma pessoa e para quem deseja emagrecer também é uma ótima opção, combate a ociosidade e levanta a sua auto-estima. Para quem ainda não faz um esporte vá até o clube mais próximo de você e peça a tabela com os esportes que são oferecidos pelo mesmo. Caso algum te interesse fique sócio do clube e faça as atividades físicas necessárias para a sua juventude.

26/01/09 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Esportes para jovens

Gravidez e adolescência

Tudo sobre esportes radicais