Os cães são o melhor amigo do homem e merecem ser bem cuidados por nós. Com medidas práticas do dia a dia é possível deixá-los mais bonitos e mais limpinhos. Estes animais contribuem e muito para um lar mais feliz e harmonioso. E como uma forma de retribuição, deve-se tratá-los da melhor forma possível. Além disso, algumas medidas evitam doenças e contaminações, que em certos casos são transmitidas do animal para o homem, como acontece na leishmaniose, que causa lesões severas na pele ou inchaço do abdômen. Há outros problemas de saúde relacionados aos cães como a dirofilariose, babesioso e a erliquiose. Confira alguns tipos de escovação que além de serem boas medidas estéticas, também são boas medidas de higiene:
• Rasqueadeira: é mais indicado para raças como o poodle, golden retriever e bichon frise. Ela retira os nós dos pêlos durante a escovação, deixando o animal esteticamente mais bonito. Deve ser usado em pelagens longas e médias, nesta última passando-se a escova no sentido anti-horário.
• Escova macia: é recomendado para animais com pêlos curtos ou para aqueles que tenham problemas de dermatites ou lesões nas peles. Beagle, whippet e dachshund são algumas das raças mais indicadas a usá-lo. Como benefícios, ele traz pêlos mais brilhantes e tira a pelagem morta.
• Escova de pinos: indicados para raças caninas como yorkshire, lhasa apso e maltês. Já nos gatos, a indicação é para as raças persa e himalaia. O melhor tipo de pelo para esse tipo de escova é o longo e liso.
• Eliminador de pelos: remove o excesso de pelos, subpelos e camada de pelagem mais fina tanto em cães como em gatos. Pode ser usado em animais que o tenham tanto liso quanto curto. As raças caninas mais indicadas para o seu uso são labrador, pug, pastor alemão e husky siberiano.