Dicas para Escrever Bem uma Redação

Se não gosta muito de redação faça um esforço, pois hoje ela é muito importante veja nossas dicas para aprender a escrever bem.

A redação é muito usada em concursos públicos e provas de escolas como ENEM, Saresp e muitas outros indicadores e exames, a redação é um forte método de avaliação o qual pode garantir muitos benefícios a um estudante.

Para qualquer redação o principio básico para que ela tenha pelo menos fundamento é ter começo meio e fim. Fazendo isso já estará começando a sua estrutura, tática de redação, e já está caminhando. Uma dia que muitos mestres dão aos seus alunos é deixar para colocar o título ao final de tudo, isso porque relendo a redação você tem mais ideias de nomes e sem contar que sem dúvida alguma estará seguindo a risca o título e conteúdo, o que muitos não tem. Quando se coloca o título primeiro então é necessário que organize as ideias primeiramente dando ênfase total ao título proposto, e muitas vezes quando feito nesta maneira alguns de seus argumentos, ideias, expressão acabam ficando de fora.

Dominar a forma culta padrão da Língua Portuguesa é primordial, pois assim estará mostrando que sabe escrever, que estudou para isso. E principalmente agora com as novas regras ortográficas as quais os alunos podem se regularizar até 2012.

Quanto ao tema dado, é preciso que seja seguido a risca, caso contrário sairá do que se pede. E colocar informações sobre ele é mostrar que entende sobre o assunto o qual está falando.

Para quem pensa que redação é apenas um gênero está totalmente enganado! Os mais comuns são: Dissertativo argumentativo, Narrativo, e descritivo. São gêneros fáceis de serem distinguidos. Veja.

O dissertativo argumentativo é o qual você coloca argumentos no mesmo, porém sem deixar a sua opinião. Ou seja, tenta convencer o leitor de que o que está escrito é o correto. Ele traz argumentos em volta da situação proposta.

Mais sobre Dicas para Escrever Bem uma Redação

O narrativo pode ser feito em diferentes partes, quando se tem o eu lírico é um poema, poesia, onde o um “ser” expõe as suas ideias, sentimentos. E também pode ser utilizado em uma historia onde se é contato um fato onde o narrador se envolve na historia (sendo em primeira pessoa) e participa dela tendo uma visão parcial da mesma, ou então, só observa e conta o que ocorre (terceira pessoa).

Falado em descritivo é lembrar em descrição, portanto é quando se tem algo descrito, quando se descreve muito.

E ainda o texto informativo, que é comum em jornais, onde se tem informações para o leitor com fatos verídicos.

Compartilhar
Comentar



Fabiano

03/03/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Dicas para Escrever Bem uma Redação

Destaque

Sociologia, o que é

Sociologia, o que é