Dias do período fértil da mulher

Quase todas as mulheres sonham em ser mãe, mas às vezes ela acaba engravidando muito antes do que imaginava e talvez isso ocorra por falta de informação sobre o período fértil que acontece todos os meses antes e após a menstruação e para tirar a duvida de algumas mulheres vamos dar algumas dicas do que ocorre quando se está no período fértil.

A primeira coisa que se deve fazer é visitar um ginecologista, pois é a pessoa mais indicada para tirar suas duvidas e fazer alguns exames para saber se está tudo certo com o seu útero.
Para saber se você se encontra no período fértil, deverá começar a contar a partir do primeiro dia em que ocorrer a menstruação, esse dia você o chamará de 1, o período fértil geralmente começa no dia denominado por 10 e vai até o dia 17, portanto se o seu objetivo é engravidar então deve – se manter relação um dia sim e outro não e nunca mais de uma relação ao dia.

Mais sobre Dias do período fértil da mulher

Outra maneira de descobrir a ovulação é através da temperatura basal, ou seja, é a temperatura do corpo de alguém que acaba de acordar depois de uma noite de sono e pode ser medida pela boca, via vaginal ou retal, quando a mulher está para ovular, a temperatura cai e quando ela já ovulou a temperatura se eleva. A temperatura de ovulação pode variar de 0,3 a 1,0 graus.
Pode se notar um período fértil através do muco cervical, que é uma secreção eliminada pela via vaginal, a cor e espessura são semelhante a clara do ovo e quando aparece é sinal de ovulação e quando isso se torna mais elástica e abundante é sinal de que já ocorreu a ovulação.

Através do ultrassom transvaginal, ou seja, interno, é possível descobrir se ocorrerá ovulação, a quantidade de óvulos que podem ser expelidos e de qual ovário ele sairá, do direito ou do esquerdo. Para se obter um resultado, o exame deverá ser feito no dia 13, 14 ou 15 do ciclo menstrual.
E por fim pode se apropriar do teste de ovulação que é vendido em farmácias e é capaz de detectar o aumento do Hormônio Luteinizante na urina, o resultado determinará a iniciação do período fértil que ocorrerá entre 24 a 36 horas depois, mas é muito importante saber que esse método não deve ser usado como uma forma contraceptiva, pois não é correta para se prevenir uma gravidez.
Espero que você tenha entendido a explicação e reforçando mais uma vez, você deve procurar um ginecologista para te informar com mais firmeza sobre o seu período fértil, pois ele pode variar de mulher para mulher.

17/03 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar