Destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio é causada por vários fatores e pode prejudicar a vida pela grande entrada de calor nesses buracos.

Para que funciona a camada de ozônio

O nosso planeta é envolvido pela atmosfera, que é uma grande camada de ar que está estacionada em volta da Terra, esse ar contem uma substância chamada gás ozônio, que é conhecido por sua fórmula O3, o gás ozônio tem a cor azul clara e forma a camada de ozônio que é muito importante para a manutenção da vida na Terra, isso porque a camada protege o nosso planeta dos raios UV, os ultravioletas, que são raios muito fortes do sol.

Destruição da camada de ozônio

Mais sobre destruição da camada de ozônio

Esses raios podem causar várias doenças para nós seres humanos, uma delas é o câncer de pele, por exemplo. O problema é que com o alto uso de desodorantes que contem CFC, um gás denominado Cloro Flúor Carbono, a camada de ozônio está se degradando. Isso ajuda ainda mais nos fenômenos de aquecimento global e um grande exemplo desse agravamento é que o lugar em que a camada de ozônio está mais debilitada é a Antártica, onde as geleiras estão derretendo em uma velocidade muito preocupante.

O que fazer para evitar a destruição dessa camada

É preciso que as pessoas tenham mais consciência quando o assunto são os problemas naturais que podem gerar grandes catástrofes. De nada adianta ler um artigo sobre destruição da camada de ozônio, sobre o aquecimento global e nada fazer, não tomar atitudes em sua própria casa e espalhar o conhecimento para as pessoas que estão ao seu redor.

Não serão só casos de câncer de pele que atingirão níveis maiores, a diminuição da densidade da camada de ozônio também levará a um aumento nos casos de catarata e também a um enfraquecimento das nossas defesas imunológicas, pode também causar alterações na reprodução das plantas e a morte dos fito planctos que são a base da pirâmide alimentar nos oceanos, seria um estrago e tanto.

Segundo pesquisas, se a emissão de CFC diminuir, a camada de ozônio poderá se recuperar em 2065, portanto, precisamos fazer a nossa parte. Assim como separar o lixo na hora da coleta, economizar água e andar o menos de carro possível, para salvar não só nosso planeta, mas também a nossa vida.

20/08/09 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar