Décimo Quarto salário quem tem direito?

O décimo quarto (14º) salário é um desejo e sonho de consumo de milhões de brasileiros, porém, nem todos têm direito a este privilégio.

Muitas polêmicas rondam este tipo de benefício que nem todas as pessoas possuem, afinal, é através de um 14º salário que muitas famílias acabam ganhando um final de ano ainda mais aprimorado e com muitas alegrias, afinal, dinheiro no bolso hoje em dia é sinônimo de muita felicidade.

Diante disto, é correto afirmar que as pessoas acabam crescendo em seus pensamentos e buscando seus direitos quanto ao 14º salário, visando sempre os benefícios trabalhistas que se possui e o possível investimento feito.


Mais sobre Décimo Quarto salário quem tem direito?

O que é o décimo quarto salário?

Muitas pessoas sonham com este dinheirinho que faz com que determinadas épocas do ano se tornem ainda mais privilegiadas. O décimo quarto salário nada mais é do que o famoso “abono salarial”, assim, muitas pessoas não sabem que possuem direitos sobre ele e acabam perdendo este bônus de direito pessoal por falta de informação.

Este dinheiro é fruto do próprio trabalho acumulado ao longo de uma quantidade certa de anos que se passam dentro de uma empresa de carteira assinada.


Diante de informações como esta, podemos afirmar que o décimo quarto salário é um direito de todo o tipo de trabalho que, por sua vez, tenha um tipo de tempo considerado como validade dentro da empresa e que tenha uma contribuição acintosa com os serviços mediante ao meio público. Por isso, vem aquela antiga pergunta antiga e bem comum: “Décimo quarto salário, quem tem direito?”.

Quem pode receber décimo quarto salário?


O décimo quarto salário é essencial na vida de um trabalhador, porém, diferentemente do décimo terceiro salário que é anual, este décimo quarto salário só pode ser conquistado depois de 5 anos de trabalho e de carteira assinada. Esta data não precisa ser consecutiva.

E mais, pode-se receber se você tiver apenas 30 dias de carteira assinado do ano anterior, não totalizando os 5 anos completos, também poderá direito a receber seu décimo salário.

Como receber?


Para receber todos os anos a Caixa Econômica Federal disponibiliza uma tabela para que as pessoas consultem as datas de recebimento. É necessário que você tenha o “Cartão Cidadão” para realizar o procedimento. Se não estiver trabalhando, é só ir à Caixa Econômica e retirar o seu.

Qual o valor do décimo quarto salário?


Este valor é o mesmo que você está acostumado a receber na empresa que trabalha, ou seja, é o mesmo salário só que não pelo “mês” trabalhado, mas sim, como literalmente um 14º mês, agregando o seu rendimento mensal.

Não deixe de rever seus direitos

Muitas pessoas perdem o seu décimo quarto salário por falta de informações, mas agora que já sabe sobre o que se trata, não perca tempo e garanta já o seu salário extra que poderá ser muito útil em qualquer circunstancia do ano, afinal, dinheiro do nosso trabalho, do nosso suor e do nosso esforço nunca é “mal-vindo”.

27/06 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Qual será o valor do salário mínimo em 2013?

Quem tem direito ao Salário Família

Quem tem direito a insalubridade

Salário Família 2010

Frases para formandos em Direito

Faculdade de direito a distância

Resumo do direito penal

Comentários

  1. sandra mari dos santos

    03/03/16
    Gostaria de saber se empregada domestica com 5 anos de carteira assinada tem direito ao decimo quarto salario.
  2. rachel machado dos santos

    16/02/16
    Tenho mais de cinco anos de carteira assinada, vou receber o 14° salario. como faço para saber o calendario?
  3. feliciana reis

    01/01/14
    Sou funcionaria publica aposentada tenho direito a decimo quarto salario? favor enviar resposta no meu email.grata