Danças de festa Junina

As Festas Juninas acontecem todos os anos no mês de junho, como o próprio nome diz. Nestas festas todos comemoram o dia de São João.

Origem da festa junina

As festas juninas são muito populares aqui no nosso país, pesquisas mostram que essa festa surgiu em Portugal, lá era chamada de festa Joanina e era celebrada em homenagem a São João.

Como o Brasil foi colonizado pelos portugueses, os mesmos trouxeram essa festividade para o nosso país e de pouco em pouco outras civilizações começaram a participar das festas juninas, incluindo características de suas culturas.

A dança marcada, por exemplo, foi trazida pelos franceses, que influenciou muito nas quadrilhas atuais. A tradição dos fogos de artifício e das fogueiras foi trazida pelos chineses, já que na China surgiu a manipulação da pólvora para a manipulação de fogos.

De Portugal e da Espanha veio a Dança de Fitas, muito popular até os dias de hoje na maioria das festas juninas realizadas no nosso país. No mais, as festas também tem características culturais dos indígenas e dos afro-brasileiros, que ajudaram e muito a formar a nação brasileira.

Portanto, as festas juninas são uma verdadeira mostra de como o nosso país foi formado por muitas culturas e povos.

As danças típicas

A principal dança de festa junina é a quadrilha, essa dança é muito engraçada e bonita de se ver, todos os participantes vão caracterizados de caipiras, o que torna a dança ainda mais interessante.

Figurino Feminino da Festa Junina:

-As mulheres sempre estão com vestidos cheios de estampas e muito alegres;
-Na cabeça os chapéus são fundamentais ou então se preferir fitas e laços;
-Nas bochechas as pintinhas feitas com lápis de olho ou tinta preta;
-Nos pés geralmente usam botas ou sapatos coloridos que alegram ainda mais e deixam todas mais bonitas.

Figurino Masculino da Festa Junina

-Os homens sempre estão com camisas xadrez e calças remendadas ou com pedaços de tecidos colados;
-Sem faltar a botina nos pés ou sapato velhos e rasgados para dar um ar mais rustico que é o sapato mais utilizado pelos caipiras;
-Na cabeça não pode faltar o chapéu de palha;
-No rosto a pintura com barba e bigodes, e vale até menos pintar os dentes;

Quadrilha e Danças

-Nas quadrilhas é comemorado o Casamento na Roça, portanto sempre estão presentes os noivos, os padrinhos e o padre, que celebra o casamento.

-Depois do teatro do casamento, os noivos abrem alas para a dança de comemoração e um narrador dita os passos dos convidados, que dançam e fazem a coreografia do jeito que preferirem.

-Também é comum nas festas juninas as danças country e sertanejo, já que tem tudo a ver com o universo caipira que é celebrado.

Dança de Festa Junina

Quadrilha de Festa junina

Tradição festa junina de Sergipe

06/03 por Fabiano

Tags: , ,

   

Mais informações por email

Comentar