Danças brasileira da região do Nordeste

As danças brasileiras possuem características totalmente diferenciadas em suas regiões, aumentando ainda mais a diversidade cultural.

Conhecer um pouco mais sobre as danças de cada região brasileira é essencial, ainda mais se tratando de todas as inovações que nelas aparecem e que totalmente viáveis diante da cultura nacional.

Então, buscando-se sempre em características diferentes, as danças brasileiras da região do Nordeste possuem um destaque todo especial.

Sendo assim, percebemos que o Nordeste acabou se tornando unanime em questão das criações de danças e de ideias irreverentes para a musicalidade que se faz presente em todo o Brasil diariamente.

Tipos de danças no nordeste

As danças brasileiras na região do nordeste são de totais apelos para a diversidade cultural brasileira e que acabou por contribuir excessivamente com esta explanação do povo nordestino.

Então, diante de todas as danças presentes, temos estados como o Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte como pivôs da criação destas danças.

Cada dança possui sua dificuldade e sua maneira de se executar, por isso, confira uma dança famosa do Rio Grande do Norte.

01- Espontão (Rio Grande do Norte): Esta dança é realizada por dois homens que utilizam lanças como objeto de auxilio e fazem coreografias que lembram as guerras, então, são utilizados alguns tambores marciais que são os responsáveis pela criação da música do Espontão.

As coreografias mais utilizadas são os saltos de ataque, os recuos de defesa, o aceno de guerreiros, além de passos improvisados.

Danças do Maranhão

01- Bambaê de Caixa: Esta é encontra em cidades como Cajipó, Penalva e São Bento, onde os casais de dançarinas, na maioria das vezes 12 casais, fazem execuções da dança em roda com um deles dançando ao meio, sendo de frente ou de costas. O passo é conhecido como “siri”, “Mariquinha” e “Caratina”.

02- Cacuriá: Dança feita em círculo onde as pessoas utilizam instrumentos e caixas diferentes para acompanhar seus passos, quase no mesmo ritmo do Carimbó encontrado no Maranhão.

Danças do Pernambuco

01- Cavalo Marinho: É uma dança realizada com a ajuda de instrumentos musicais como a rabeca, o ganzá e o pandeiro.

02- Caboclinhos: Esta é realizada com uma musica acompanhada de dançarinos com instrumentos leves, como o ganzá, e passos leves de arrastar os pés.

Outros tipos de danças do nordeste

Confira outras danças espalhadas pelo nosso Nordeste brasileiro.

01- Tambor de Criola.
02- Dança do Caroço.
03- Dança do Coco.
04- Dança de São Gonçalo.
05- Dança do Lelê.
06- Maracatu Rural.
07- Mamulengo.
08- Frevo.
09- Ciranda.
10- Coco.
11- Pastoril.

A importância da cultura

Com estas danças sempre em alta é possível admitir que grande parte da população brasileira compartilhar entre si a diversidade entre os povos, afinal, é isto que transforma o Brasil em um país ainda mais interessante de se viver, criando e recriando modelos de crenças, raças e típicas danças para que todos possam acompanhar.

  • Espontão
  • Bambaê de Caixa
  • Cacuriá
  • Cavalo Marinho
  • Caboclinhos

13/04 por Fabiano

Tags: , , ,

   

Mais informações por email

Comentar