Costumes do Brasil colonial


 

Brasil ficou sendo colônia de Portugal durante três séculos. Neste período muitos índios que moravam em determinada região tiveram que se adaptar aos costumes portugueses por que foram obrigados e não por que quiseram realmente adiquirir o conhecimento português. A rede de balanço foi um exemplo típico dessa troca que houve para os portugueses com os índios, eles gostaram da rede e até hoje ela existe e é utilizada por vários outros países em todo o mundo. Infelizmente os índios não tiveram opção de escolher o que queriam, mas sim tiveram que dizer apenas sim para tudo o que estavam fazendo com eles.

Para os índios os serviços pesadas eram valorizados, mas quando na verdade não eram. Uma pessoa que se matava no sol durante o dia, cozinhava, cuidava de tudo ganhava apenas pentes, escovas e que isso por incrível que parece para eles era uma fortuna, quando na verdade estavam sendo explorados ao máximo que conseguiriam. E em troca disso os índios davam aos portugueses pedras super valiosas que para os portugueses eram ótimas, quando para o índio não bastava de uma pedra de enfeite que não serviria para nada.

Logo quando os portugueses chegaram ao Brasil eles foram trocando presentes com os índios, mas logo depois eles foram obrigados a utilizar roupas, aprender idioma, a não serem tão bárbaros, ou seja, tudo que o português fazia o índio tinha que ser exatamente igual. E foi nesta época que a plantação de cana de açúcar deu lucros, pois os índios cuidavam das terras e os portugueses apenas as vendiam, além de não pagarem os índios corretamente.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Costumes do Brasil colonial, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Tweet

Comentar
Tweetar
Share on Tumblr



 



Tags: , ,

Mais informações por email

Deixe uma resposta

  1. o eu gostei do site mas nao tem como emprimir…


    keven
    03/04/13 às 4:23 pm
  2. gostei bastante deste site ela me ajudou muito obrigada


    mykaela
    19/03/12 às 2:27 pm