Conheça um pouco mais sobre os vários tipos de Memória

Saiba o verdadeiro significado de memória e descubra os tipos de memória que existem ou já existiram no mercado tecnológico.

Conheça um pouco mais sobre os vários tipos de Memória

Primeiramente para entender os tipos de Memória que existem ou que já existiram precisamos saber a definição exata do que é uma memória, para que serve e porque o computador necessita tanto dela, vamos lá então:

Entende-se por memória todo material que tem a possibilidade de armazenar, guardar, adquirir, enfim que tem a capacidade de aquisição de algo. Ela também tem o poder de usar de algo guardado em seus domínios para jogar ou mostrar a informação sempre que a mesma for solicitada, isso vale tanto para o cérebro humano ou para memória computacional. Sempre que precisarmos recorrer a algo do passado ou então em um outro exemplo imagine um computador precisando processar um algoritmo, assim dados do mesmo são armazenados em memória para que assim consiga processar os dados e chegar ao que se deseja que é fazer contas ou rodar um software. Sem a memória, o computador não teria vida, assim como nós humanos também não, já que tudo que adquirimos de conhecimento vai para nossa memória (cérebro), isso também ocorre com as memória do computador ou podendo ser chamada de memória artificial. Em definição curto e grosso no mundo tecnológico e informático memória são dispositivos capaz de receber, guardar informações seja ela temporária ou permanente.

Vamos conhecer agora todos os tipos de memória existentes. Primeiro precisamos saber que existem vários tipos de memórias vamos a elas:

Memória Principal
Como o próprio nome já diz tudo, sem elas o computador não existe, já que são as memórias principais responsáveis por oferecer um dado em tempo real. Uma de suas funções é alertar as memórias secundárias que trabalho vem por aí. Dentro desse gênero de memória principal estão as memória ROM (não volátil), memória RAM (volátil), memórias em cachê e registradores.

Memória secundária
Essas são os tipos de memórias que são responsáveis por fazer a segunda parte do trabalho, já que a primeira faz parte da memória principal que precisa carregar os dados, assim somente após isso, a memória secundaria entrega a informação para o processador fazer o trabalho. Não são exclusivamente necessárias e fundamentalmente no funcionamento de uma máquina. Quase sempre não são voláteis. Entram nessa categoria discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

Conheça mais alguns tipos de tecnologia de memórias:

Em uso corrente os principais tipos de tecnologia em memória são as portas lógicas e as flip-flops que é usada em memória cachê.

Transistores e circuitos de refrescamento, são basicamente usados em leitura de memória, algumas delas ROMs.

Fitas magnéticas, tem função de fazer cópias de segurança e arquivar dados a longo prazo. É uma mídia não volátil que é um material magnetizável de fita plástica. Poderia ser usada para registros digitais ou analógicos, podendo incluir os dados do PCs, áudio e vídeo.

Discos magnéticos, trabalham como memória secundaria através de disco rígidos e disquetes.

Discos ópticos, trabalham em várias funções, tais como em CDs e DVDs.

Memória flash, é um dispositivo não volátil chamado de semicondutora, é freqüente encontrado em câmeras digitais.

Tipos de memórias antigas:
Existem diversas tecnologias de memórias que nos dias de hoje já não são usadas ou é possível encontrar com raríssimas exceções. Umas delas é a memória delay line. Essa foi uma das primeiras tecnologias principais já inventadas.

Memórias CRT, também popularmente conhecida como Williams-tube, é um gênero de memória usada em tubo CRT para guardar dados de pontos luminosos.

Memórias de núcleo de ferrite, usada em memórias principais nas décadas 40 e 50.

Memórias de filme fino, foi uma melhoria da tecnologia voltada ao núcleo de ferrite usada em PCs da década de 60.

Cartões e fitas perfuradas, essas foram os principais usadas em memória não volátil.

Tipos de Memórias Atuais
Memória RAM
Atualmente existem somente dois tipos de memória atuando no mercado, são elas SDR E DDR. Vamos entender o que cada uma faz:

As memórias identificadas como SDR funcionam como um controlador de memória, onde ela realiza apenas uma leitura por ciclo, fazendo com que sua leitura se torno lenta. Já as memórias DDRs são bem mais rápidas já que fazem duas leituras por ciclo, seu rendimento chega quase ser duas vezes melhor do que as SDR.

Os pentes de memória SDR como são conhecidos os dispositivos estão presentes em máquinas antigas tais como os Pentium II e Pentium III e ainda nos primeiros lançamentos do Athlons e Durons soquete A. Encontrar uma SDR é algo raro nos dias de hoje, quem encontra, encontra por um preço salgado.

Se você tem dúvidas de como saber o que é um e outro é muito simples, as DDR possuem apenas dois chanfros enquanto as SDR dois.

Mas não são esses os tipos de memória, ainda existem mais, mas não iremos abordar, mas confira a lista:

Tipos de Memórias RAM:
DRAM
SRAM
SIMM
DIMM
SO-DIMM
SDR SDRAM
DDR SDRAM
DDR2
DDR3
Memória ROM
Memória cache
Memória flash
Memristor
GDDR
Memória bolha
RAM-CMOS
Readyboost

Tipos de Memória ROM
PROMs
EPROMs
EEPROMs
Memória flash
CD-ROM
DVD-ROM

16/08 por Fabiano

Compartilhar

       

Veja também

Temas para Mozilla Firefox

Quem inventou o primeiro computador?

O que é Engenharia de Software?

Descobrir causa de computador lento

Bolsa feminina para notebook

Como multiplicar no Excel

Reclamaçoes da Dell

Medir velocidades teste Copel

O que é o Packet Tracer

Melhor Nobreak Do Mercado

Cuidados que devemos ter com o computador

Programas Editores de Imagens

Teclas de atalho para Computador

Navegadores de internet mais rápido que existem

Melhores navegadores para internet

Aprenda a mexer no Excel

Programas para corrigir erros de ortografia

Dicas do Google Chrome

Como configurar o sistema de som do Windows 7

Como assistir filmes no computador