Como pagar IPVA atrasado

O ano novo chegou e com ele muitas contas, como o IPVA, que apesar dos descontos em pagamentos adiantados, muitas pessoas atrasam.

O que é IPVA e como é feito seu pagamento

Para quem não sabe e ainda é novo nesse negócio de imposto de automóveis, o IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor e é cobrado pelos estados, para que o dinheiro arrecadado seja aplicado em desenvolvimento e também manutenção das estradas e rodovias espalhadas pelo seu território.

Todos os anos os proprietários de veículos precisam pagar o IPVA, o pagamento pode ser feito em janeiro, à vista e com desconto de 3% sobre o valor total, em fevereiro também à vista porém sem desconto e se o proprietário preferir pode parcelar o valor total sem desconto em três parcelas que deverão ser pagas nos meses de janeiro, fevereiro e março.


Mais sobre como pagar IPVA atrasado

Depois de escolher o modo de pagamento, o proprietário do veículo deve ir até o banco, com o documento do automóvel em mãos e pagar pelo valor, escolhendo se deseja pagar a vista ou através do parcelamento em três vezes, como já dito.

Como fazer quando o IPVA está em atraso

Se por algum motivo, seja esquecimento ou falta de dinheiro você não pagou o seu IPVA no mês de janeiro e agora deseja saber o que fazer para pagar o valor que está em atraso, é preciso que entre no site da Secretaria da Fazenda do estado em que vive, assim você acessa a área do pagamento de IPVA atrasado e imprime um boleto com o valor que será atualizado, com a taxa de juros, assim você deve ir até um dos bancos que recebem o valor do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor e proceder com o pagamento.


Outra forma de deixar o pagamento do IPVA em dia é indo até uma Secretaria da Fazenda de seu estado. Outro motivo pelo qual as pessoas acabam não pagando o IPVA em dia é o fato de que o endereço não está atualizado nos registros das secretarias da fazenda, portanto o boleto não chega na casa da pessoa, se isso acontecer é só entrar no site e emitir o boleto de pagamento, nenhuma taxa é cobrada.

Vale lembrar que caso você tenha perdido o prazo de pagamento, não é possível parcelar o valor total e se você perder o prazo de pagamento que é em janeiro e fevereiro a multa é de 20% sobre o valor total e de mais 1% de juros ao mês, ainda dá tempo de correr atrás e não pagar essa multa e juros tão grandes.

06/02 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Valor e Tabela do IPVA 2012 em MG e PR

Dicas de como pagar um boleto vencido pela internet

Comentários

  1. jonathan gambary

    15/01/14
    Olá deixei de pagar a 1° parcela com vencimento 14/01/14 é o que eu faço agora?