Como memorizar no estudo

Estudar é uma tarefa difícil para muitas pessoas, que tem dificuldades e não sabem como memorizar as inúmeras matérias cobradas.

A importância do estudo

“Somos nada sem o estudo”, essa é uma frase muito dita pelas pessoas e sem dúvidas, é uma verdade universal. Desde pequenos os recém-nascidos precisam aprender a viver novas experiências, uma das coisas mais difíceis para as crianças é dar os primeiros passos, dizer as primeiras palavras e assim começar essa incrível jornada da vida.


Mais sobre como memorizar no estudo

Também há o ditado de que “A vida é um eterno aprendizado”, portanto, não dá pra fugir e é preciso reconhecer a importância do estudo. Quando as crianças entram na escola, começam a perceber que na vida as responsabilidades estão sempre presentes, e conforme a idade vai passando, isso fica ainda mais claro, principalmente nas obrigações com os estudos.

É aquela pressão para que os adolescentes consigam passar no vestibular, para escolher a profissão que querem ser, enfim, são muitas coisas e conflitos por quais todos os nós passamos, mas sempre o estudo está presente, em todas as idades da vida.

Engana-se quem pensa que após acabar o ensino médio o estudo será mais leve, até mesmo quem não faz a graduação precisa estudar muito para se garantir no trabalho e exercer suas funções com segurança e qualidade. Sem dúvidas, quem não estuda não se destaca e consequentemente não obtêm sucesso no seu trabalho.


Dificuldade de memorização

Um dos grandes problemas que acabam fazendo com que as crianças e adolescentes não gostem de estudar é a memorização.

Claro, que para aprender alguma coisa é preciso prática, não adianta ler um texto uma vez para entender seu real significado, e para aprender as ciências exatas, como a matemática que é uma das grandes vilãs na vida dos estudantes, não dá pra fazer só uma conta sobre o assunto, é preciso fazer vários exercícios, para que o mecanismo flua naturalmente em sua cabeça.


A memorização exige certo tempo de estudo, que varia de pessoa para pessoa, porém se você estuda muitas horas por dia e mesmo assim tem dificuldade de guardar as matérias, principalmente se tem muita coisa para estudar em poucos dias, há técnicas e dicas de memorização que podem ser úteis para aumentar seu rendimento.

A principal dica é ter paciência, não adianta querer absorver todo o conteúdo numa leitura só, a releitura faz você fixar o aprendizado. Lembre-se de ter um objetivo, assim você ganha estímulo e garante um maior grau de concentração, outra dica é descansar bem durante a noite, já que o resultado é bem melhor quando mente e corpo estão descansados.


Marcar o texto também é uma grande ajuda e por fim, tente explicar para si mesmo os principais tópicos que encontrou no texto. Se você conseguir “dar uma aula” sobre o texto ou sobre o assunto estudado, é a maior prova de que realmente sabe sobre e está preparado para as provas.

Memorização e Concentração

Técnica de concentração para estudar


Técnica da Concentração Mental

20/12 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Qual a importância da sociologia no estudo

Como memorizar matéria escolar

Bolsas de estudo Santander 2012

Carta de Solicitação de Bolsa de Estudo

Como conciliar estudo e trabalho