Como funciona o bondinho do Rio de janeiro

O bondinho do pão de açúcar é um teleférico que se tornou atração turística da cidade fluminense, […]

O bondinho do pão de açúcar é um teleférico que se tornou atração turística da cidade fluminense, foi idealizado em 1908 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos e inaugurado em 27 de Outubro de 1912, desde a sua inauguração já transportou 31 milhões de turistas.

Ele funciona ao longo de duas rotas ligadas, uma no morro da Babilônia ao morro da Urca e a outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar, a capacidade atual de passageiros é 65 pessoas por viagem, a primeira linha possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo o equivale a 21,6km/h, já a segunda linha possui extensão de 850 metros e velocidade máxima durante a viagem é 10 metros por segundo o que equivale a 36km/h. O trajeto é realizado em 3 minutos cada linha, então pode - se dizer que a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.
O cenário turístico é formado por três estações, a praia vermelha, o morro da Urca e o pão de açúcar.

A segurança é considera uma das melhores pelas entidades internacionais de teleféricos de passageiros, em 90 anos nunca houve acidentes e suas atuais linhas são compostas por dispositivos de segurança, com alarmes em todos os pontos.

Há também o Bonde de Santa Tereza que é um bonde de linha como se fosse um trem e é também uma opção de passeio tanto para turistas como para moradores do Rio de Janeiro, são duas linhas a disposição, a da Rua Paula Matos e do morro Dois irmãos. o trajeto tem inicio no centro e passa pelos Arcos da Lapa e segue pelas ladeiras do bairro em pontos turísticos como o Largo do Curvelo, o Parque das Ruínas e o Convento de santa Tereza.

Mais sobre Como funciona o bondinho do Rio de janeiro

Tem também dois passeios com guias, o Bonde ecológico que passa por uma trilha pela mata, Estação Carioca dos Bondes, Silvestre e Museu do Bonde, e o Bonde Histórico que passa pela Estação carioca dos Bondes, Largo das Neves e Museu do Bonde.
Existiam vários bondes de linha assim como o Bonde Santa Tereza mas com o tempo eles foram sendo substituídos por outros veículos e os que permaneceram foram transportados para alguns pontos da cidade. No entanto ainda temos o Bondinho do Pão de açúcar.

02/02 por Fabiano

Compartilhar

       

Veja também

Como funciona a Copa do Mundo de futebol?

Como funciona a Polícia Militar

Como funciona a Polícia Civil

Como funciona o CPF

Fotos do Bondinho do Pão de Açucar

Como funciona uma locadora online

O que fazer no sábado no Rio de Janeiro

Lugares para ir no Rio de Janeiro

Como funciona o torpedo grátis

Como funciona o seguro desemprego

Como funciona internet banda larga via radio?

Cha de bebe como funciona

Como funciona o motor flex

Como funciona a internet via radio