Como funciona a Polícia Civil

Assim como a Polícia Militar, a Polícia Civil é de suma importância na sociedade atual, agindo de outra maneira e resolvendo os problemas.

Um Trabalho Mais Apurado

Quando algum tipo de problema acontece, um roubo, um assassinato, uma desinteligência ou casos ainda mais graves, alguém tem que ir investigar e descobrir o autor do delito ou quem é que mandou acontecer.

Para isto, nós temos a Polícia Civil, um núcleo de segurança máxima onde o foco dos problemas é na resolução e na descoberta de cada um deles para que ambas as partes possam ser julgadas de acordo com seus problemas.

Mais sobre como funciona a Polícia Civil

Se tratando dos dias de hoje, a Polícia Civil e também a Polícia Militar, andam tendo muito trabalho, entretanto, um acaba dependendo do outro para a rotina seguir normalmente, quando algo acontece e não há um culpado concreto, a Polícia Civil deve estar presente para poder pegar as provas e resolver tudo antes que se agrave ainda mais, já a Polícia Militar tem a função somente de ir atrás do problema no momento exato.

É um trabalho complexo feito por uma equipe muito bem qualificada, tanto que no Brasil há cerca de 150 mil policiais civis na atualidade, que trabalham com seus uniformes em roupas normais, ou seja, não usam nenhum tipo de farda, somente observam os acontecimentos como se não fossem da própria Polícia Civil, estes são considerados os “à paisana”.

Funcionamento do Sistema

Algumas equipes dentro destes setores são utilizam um uniforme com roupas pretas ou com inscrições amarelas em seus coletes convencionais, como é o caso do Grupo de Operações Especiais, o GOE, do estado de São Paulo.

A maioria das viaturas de Polícia Civil são caracterizadas e informam com adesivos o tipo de sistema que é, dando maior conhecimento ao cidadão de bem.

Com especialidades em roubos, sequestros, assassinatos, assaltos de todos os tipos, a Polícia Civil só fica de fora de um tipo de operação, que são os crimes cometidos por policiais militares, estes tipo de problema é investigado e julgado por um departamento exclusivo da própria Policia Militar.

Entre algumas atribuições da Polícia Civil, nós temos as principais que são:

-exercer as funções de Polícia Judiciária;
-fornecer informações para a instrução processual;
-organizar, executar e manter serviços de registros;
-cadastro, controle e fiscalização de armas, munições e explosivos;
-expedir licença para aquisição e porte de arma;
-expedir a carteira de identidade (Registro Geral ou simplesmente RG);
-apuração de infrações penais;
-determinar a realização de exames periciais;
-fazer diligências e, também, conseguir provas.

16/08 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar