Como formatar o computador

Saiba você mesmo como formatar seu próprio computador sem gastar nada, só é preciso um pouco de tempo e paciência para conseguir.

É tão comum para os técnicos em informática receberem informações diárias de que os computadores dos clientes estão travando ou não quer funcionar do nada. Os computadores congelam em seus sistemas e os programas são impedidos frequentemente de abrir ou surge a tela azul chamada famigerada, e o usuário acaba sem saber o que fazer com aquilo. Então, é possível afirmar, que as causas para isto são bem simples, pode ser que um pequeno vírus tenha entrado e se fixado neste mesmo sistema impedindo de que outras tarefas se efetuassem, ou pode ser o excesso de informações armazenadas incorretamente no sistema. Então, é visível que o usuário se irrite e fique sem saber o que fazer, porém, as soluções são muito mais fáceis do que elas aparentam ser. O termo “formatar o computador” nada mais é do que uma limpeza profunda realizada em todo o sistema do computador, que retira as impurezas que o deixam cada vez mais lentos e incapazes de efetuar as tarefas exigidas pelo usuário. Entretanto, a maioria das manutenções e formatações de computadores são realizadas por técnicos, pois, de certa forma, é um processo delicado e cuidadoso de se fazer, porém, seguindo o passo a passo de cada instrução, pode-se formatar o computador que quiser sem sair de casa, e melhor ainda, acabar com os problemas que perturbam tanto as pessoas. Se os computadores possuírem somente este tipo de problema de não funcionar e travar, o mais certo é a formatação, e isso pode ser feito facilmente depois que se aprende e pega o jeito.

Primeiro verificar os erros das unidades de disco do Windows é extremamente importante, portanto, para isso clique no menu “MEU COMPUTADOR” com o botão direito e ache a opção “HD” (mais conhecido como Unidade “C:”), após feito isto clique em “PROPRIEDADES” e selecione a opção “FERRAMENTAS”, chegando até ai será possível encontrar os botões para o agendamento da verificação e desfragmentação desta unidade, então, basta clicar em cima para efetuar estas duas operações. Uma dica muito interessante para estes feitos é que o usuário pode optar por Softwares baixados da internet e que são gratuitos, estes programas auxiliam no procedimento e realizam esta operação de forma quase que automático. Estas dicas foram para limpeza de algumas impurezas somente, pois, primeiro deve-se procurar os problemas maiores antes de pensar em formatar diretamente qualquer tipo de unidade, isso pode prejudicar o usuário e comprometer todo o funcionamento do computador, que por sinal, deve ser tratado como um filho se quer que ele dure por muitos anos.

Em outros casos mais graves, se o problema não se resolve e a formatação é a única saída, o primeiro passo para começar a se pensar nesta possibilidade é feito pelo próprio usuário, porém, fora do computador: verificando se todos os programas de instalação estão guardados em um CD. Estes programas nada mais são do que os tradicionais utilizados para meios de lazer ou para meios de trabalho, sendo eles o Microsoft Office, o Excel, o Power Point, o Word, e também os jogos convencionais que estavam instalados, além destes, alguns outros programas de uso particular, caso requerido pelo usuário, deve se manter instalado. Esta verificação de CDs é importante porque o sistema inteirinho será apagado com a formatação e, obviamente, tudo o que estiver relacionado a ele irá ser apagado junto. Com relação a fotos, músicas, vídeos e qualquer outro tipo de documento, estes devem ser guardados também em um CD antes da formatação caso o computador ainda ligue e consiga em meio a dificuldades efetuar a gravação, caso contrário, se o PC não funcionar mesmo, infelizmente estes arquivos serão deletados.

Para iniciar o processo de formatação, o usuário deve inserir um CD-ROM do sistema operacional que quer instalar (Windows XP, Windows Vista, Windows 7, entre outros), depois de inserido, reinicie o PC e em seguida apertar qualquer tecla de seu teclado logo que a mensagem do “boot” do CD aparecer na tela, caso esta mensagem não apareça, reinicie o computador e depois aperte a tecla “DEL” ou a tecla “F8” para que esta opção do “boot” do CD seja disponibilizada para o usuário. Depois de fazer isto não absolutamente aperte nada e espere até que o “Setup” carregue por completo, e depois que o mesmo estiver 100% carregado, aperte a tecla “ENTER”. Depois de conseguir entrar neste “Setup” aperte a tecla “ESC” e em consecutivamente a tecla da letra “D”, esta ação é extremamente importante e recomendada, pois, permite que o sistema efetue toda a verificação do HD por completo podendo encontrar até alguns tipos raros de problemas físicos neste disco. Estas operações de início são importantes por poder achar o que o usuário despercebidamente não achou.

Depois de efetuar estas ações, aperte a tecla “ENTER” novamente para que se confirme o deletamento da partição existente encontrada no sistema, e logo em seguida, aperte a tecla “L” para que esta confirmação seja feita novamente. Depois, a partir desta etapa, todos os dados das partições encontradas serão deletados por inteiro. Depois de ter os dados das partições deletados, para criar uma nova partição basta apertar a tecla “C” e nesta parte do processo serão disponibilizados os menus para que novas partições limpas sejam criadas. Depois de criadas esta, ou estas novas partições, a formatação será iniciada “oficialmente”, então, será possível encontrar os menus com duas opções, uma rápida e uma completa. Depois de se deparar com isto clique na opção “COMPLETA”. Caso o usuário não vá instalar o sistema operacional novamente e for deixar o antigo, uma opção mais cabível é o “NTFS” que é um sistema de arquivos mais atual e mais seguro. Depois de escolher entre estas opções, o usuário deverá apertar a tecla “F” para dar inicio ao processo de formatação. O tempo pode variar conforme as necessidades que o computador se encontra, como por exemplo, em casos de um HD com 80gigas, a formatação pode durar uma hora certinha se for formatado por completo.

Depois que este processo de formatação foi efetuada, o usuário deverá acompanhar o processo de reinicialização automática do computador, e não de deve apertar nada. Depois deste processo, o próximo passo é a reinstalação do sistema que foi excluído, e o tempo para esta operação varia no mínimo uns 40 minutos. Esta parte ainda não necessita de muito esforço nem interferência do usuário, porém, algumas configurações no horário com os fusos devem ser feitas, e em muitas vezes, durante a instalação, o layout do teclado é “ABNT2”, então o usuário deve escolher este mesmo caso a opção estiver mudada, pois é muito importante para se encaixar com os padrões da língua portuguesa acrescentando acentos e o próprio “Ç”. Depois de estar muito próximo da etapa final, agora o computador será reiniciado de novo, mais agora, quando ele estiver neste processo, o usuário deverá retirar o CD de instalação que ficou no dispositivo do CD-ROM. Depois que ele for reiniciado ele estará inteiramente limpo e vulnerável, e não se deve entrar na internet neste período, pois o PC é esta como um recém-nascido. Depois disto é hora de instalar todos os drives, cartões de áudio e vídeo, placa mãe, antivírus, entre outros. Depois de efetuar tudo isto é hora de passar os programas convencionais particulares que estão no CD para o computador e volta-lo a usar tranquilamente.

O processo de formatação é muito importante, pois, além de zerar a maquina e deixa-la como no seu início, ela ainda faz com que alguns arquivos esquecidos e que faziam peso no computador sejam apagados. Porém, mesmo com estas informações, se surgir alguma dúvida, basta que procure um especialista e pergunte-o sobre suas dificuldades encontradas nestes quesitos. Os programas que serão instalados depois devem ser olhados mais atentamente para que não fiquem esquecidos nas partições do computador, fazendo com que se acumule informações e leve a máquina a efetuar outra formatação novamente. Quanto aos processos formatação, eles podem ser considerados como não muito difíceis, porém, ter muito cuidado para não prejudicar e perder totalmente o computador é sempre muito bem vindo.

23 por Fabiano

Tags: ,

   

Mais informações por email

Comentar