Como fazer queijo minas

O queijo minas é um tipo de queijo fresco muito consumido em nosso país e é um prato bastante típico e tradicional de Minas Gerais.

Queijo de minas

Não só em Minas Gerais

O queijo minas fresco é um dos queijos mais consumidos e simples de fazer da nossa culinária, é muito saboroso e apreciado em todos os estados do país.

Muitos vendedores vivem da venda do queijo minas e fazem em casa, através da receita que é feita para fabricar queijos de aproximadamente meio quilo, para vender.

Mais sobre como fazer queijo minas

A maioria das pessoas fazem o queijo com o leite retirado direto da vaga, para que fique um gosto mais apreciativo e mais saudável. Os ingredientes necessários para fazer o queijo minas são 4 litros de leite, 1 colher de sopa de iogurte natural, 1 colher de sopa de coalho e 1 colher e meia de sopa de sal.

O tempo de preparo é de vinte minutos e rende 5 porções. Lembre-se que para começar a fazer o queijo minas, é preciso estar em um local limpo e com uma mesinha, também são necessárias as forminhas, para que o queijo fique na forma tradicional, pois a receita fica mole e depois vai endurecendo aos poucos.

Como fazer o queijo minas

como fazer queijoPara preparar o queijo minas, pegue os ingredientes e leve os quatro litros de leite, seja direto da vaca ou pasteurizado até o fogo e deixe na temperatura de 35º.

Para saber se essa é a temperatura correta, coloque o dedo e tente deixar dentro do leite por 10 segundos, após esse tempo, desligue do fogo e misture o leite quente com o iogurte, o coalho e o sal.

Depois de misturar, deixe o leite com os ingredientes descansarem por aproximadamente 1 hora e depois desse tempo, apalpe a massa que se formou para saber se está mais durinha e firme, se estiver tudo certo, com uma faca vá fazendo cortes horizontais, transversais e verticais, ainda na panela.

Deixe novamente descansar por cerca de 30 minutos, até que o soro vá se formando. Quando os trinta minutos passarem, você começa outra etapa, retire as xícaras de soro e coloque o mesmo número de xícaras com água fervendo e misture bem, tampe a panela por pelo menos 4 minutos e coloque a massa que se formou nas forminhas e deixe o queijo descansar nas formas por aproximadamente 5 horas, depois disso leve o queijo ainda na forminha para a geladeira, por mais 5 horas e retire a forma, colocando um pouco de sal sobre o queijo minas, para que fique ainda mais saboroso.

09/01 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar