Como faz para tirar carteira de trabalho

Para você que ainda não tem uma carteira de trabalho, fique atento as informações abaixo para saber como providenciar a sua carteira de trabalho.

A carteira de trabalho

Chega uma hora da vida que se tem que tirar a carteira de trabalho, esta carteira nada mais é do que um local onde guardam os registros dos lugares onde você trabalhou, ou seja, as empresas que te registram assinam a carteira e então a partir dai você passa ter benefícios de um trabalhador.

Infelizmente quando se esta começando a entrar no mercado de trabalho e começa a trabalhar com algum parente ou alguma microempresa, raramente eles registram o trabalhador, porém, quando há um registro na carteira, é evidente que tudo fica mais fácil, pois o trabalhador passa a ter os benefícios exigidos por lei e inicia a contagem para os anos de aposentadoria.

Mais sobre Como faz para tirar carteira de trabalho

Ter um registro na carteira é extremamente importante para que se ingresse no mercado de trabalho, pois, algumas empresas ao olhar o curriculum e a carteira de trabalho, analisam o tempo em que o contratado esteve no antigo serviço e as causas pelo qual ele saiu. Embora haja uma burocracia, quando se tem a carteira assinada pode-se considerar que se deu um passo bastante grande dentro da empresa e para o histórico trabalhista de cada um.

Como tirar a Carteira de trabalho

Para se tirar a carteira de trabalho deve se ter no mínimo 16 anos de idade, pessoas idades menores do que estas não podem retirar. Então para que se tire legalmente a carteira de trabalho, vá até o órgão publico mais próximo em sua cidade e comece a se seguir a seguinte ordem.

O que levar

• Levar duas fotos 3x4 com fundo branco, coloridas ou preto e branco, atuais ou mais antigas, isto indiferente.
• Levar o seu documento original ou levar a cópia deste documento (lembrando que a cópia deverá estar autenticada por cartório competente ou por qualquer servidor de administração); O documento deverá estar em ótimo estado de conservação, não contendo nenhum tipo de rasuras, com condições perfeitas de leituras e que possuam todas as informações necessárias para que o preenchimento da qualificação civil seja feito.
• Os preenchimentos de qualificação civil estão presentes nas seguintes categorias: Nome, Local de Nascimento (com estado e cidade), Datada de Nascimento, Nome do Documento, Numero do Documento, Órgão Emissor e Filiação do Documento.

Documentos que podem ser aceitos na emissão da Carteira de Trabalho

• Carteira de Identidade (RG);
• Certificado de Reservista, seja de Primeira Categoria, Segunda Categoria ou Terceira Categoria;
• Carta Patente no caso de pessoas militares;
• Carteira de Identidade Militar;
• Certidão de Nascimento em condições legíveis;
• Certificado de Dispensa e Incorporação;
• Certidão de Casamento, ou qualquer outro tipo de documento oficial de identificação do estado civil legal, desde que este contenha todas as informações necessárias para o preenchimento dos dados da pessoa no protocolo da carteira.

Data de entrega

Então, aos interessados maiores de 16 anos que quiserem tirar a Carteira de Trabalho ou a Carteira Profissional, basta seguir as informações que no mesmo dia já fica pronto. A dica é para que não deixe para depois a retirada da carteira, pois, com o entra e sai de funcionários nas empresas, é sempre provável que algumas entrevistas de empregos possam aparecer de surpresa, e quanto a isto, é sempre bom estar preparado para que não haja nenhum tipo de prejuízo particular.

23/03/09 por Fabiano

   

Mais informações por email

Comentar