Como escrever um livro

Aprenda a escrever um livro com as nossas dicas, desenvolvendo um tema, determinando o público alvo e assim dar um título ao seu livro.

Como escrever um livro

Escrever um livro não é uma tarefa muito simples, alias se escrever uma redação já dá um certo trabalho imagina escrever um livro. O que você tem que ter em mente é que para escrever um livro demora um tempo, não é escrito da noite pro dia, pois alem de ter uma determinada quantidade de paginas, um livro necessita ainda ter um bom conteúdo e falar exatamente a respeito do título que por sinal também deve ser muito bem escolhido. Por esse motivo nós vamos dar dicas de como escreve um livro.

A escolha do tema e do titulo:

É importante que você saiba que tema e titulo não são a mesma coisa, tema é o conteúdo do seu livro e titulo o nome que você dará a ele que indicará o assunto tratado. Escolha um tema, ou seja, o que deseja escrever, depois escolha um título. O título não precisa ser escolhido antes de escrever o livro, geralmente ele é o último item a ser colocado, pois assim você já terá escrito o seu livro e poderá elaborar melhor o título conforme o conteúdo do seu livro.

Desenvolver um tema

Procure algo que gosta de escrever e que tenha um determinado conhecimento, nessa etapa você precisará utilizar muitas pesquisas para não escrever nada errado que fuja do contexto que realmente é, isso é claro se a sua intenção é escrever um livro voltado para a realidade, mas se for um tema fictício você poderá usar toda a sua imaginação e escrever o que desejar, mas é claro que você precisará “manter os pés no chão” e não se empolgar tanto a ponto de tornar o livro algo muito “mentiroso” e chato de se ler.

Criar um título

Como já foi dito não precisa ter pressa para desenvolver o título, com o decorrer da escrita do livro ele irá surgir ou você mesmo pode pegar a idéia central de seu livro e colocar como título. Parecer ser uma coisa bem simples de se fazer, mas não é, pois o título é que despertará o interesse das pessoas em comprar o seu livro caso esse seja a sua intenção ou até mesmo despertará a curiosidade pela leitura do mesmo.

Dicas de temas

Se for escrever algo sobre drama, escolha bem os seus personagens e faça uma história bem criativa com cenas dramáticas, imagine as cenas acontecendo e escreva-as de acordo com a sua imaginação.

Geralmente é raro vermos um livro de comedia, mas é algo realmente interessante desde que seja bom a ponto de fazer alguém rir somente com palavras escritas, mas tome cuidado ao escrever um livro de comédia, pois às vezes a maioria das coisas que são engraçadas fala algo malicioso, não somente o tema de comedia como qualquer outro, se o seu livro conter capítulos com algo malicioso é melhor determinar uma faixa etária indicando a idade recomendada para a leitura do mesmo.

Você pode escrever sobre a sua própria vida se tiver muita historia para contar.

Romances também é uma boa dica, mas lembre se que para ser um romance é preciso escrever muito, não estamos falando de romance amoroso e sim o romance de gênero literário.

Livros que falam de amor impossível, amizade verdadeira, entre outros ligados a sentimentos também é interessante de escrever.

Ficam aqui as dicas para a escrita de um bom livro, espero ter ajudado e boa sorte com as palavras, não se esqueça de usar corretamente a língua portuguesa, se for preciso peça a ajuda de um professor de português para corrigir o seu livro assim que terminar de escrever.

17/10 por Fabiano

Compartilhar

       

Veja também

Livros de Cecília Meireles

Obras de Machado de Assis

Sol da meia noite Stephenie Meyer

Livraria Estante virtual

Literatura Brasileira

Ler livros gratuitos na internet

Os melhores escritores brasileiros

Livros de Stephenie Meyer

Livros de Augusto Cury

Os livros da série Crepúsculo

Livros espíritas de Zibia Gasparetto

Livros mais lidos pelos jovens

Livros do crepúsculo

Resumo do livro Amanhecer

Resumo do livro Dom Casmurro