Alienado.net

Como controlar a TPM

O que é a TPM?

A Tensão Pré-menstrual conhecida pela sigla TPM é um conjunto de sintomas tanto físicos como psicológicos e emocionais no qual a maioria das mulheres sofrem no período anterior ou durante a menstruação.

Dizem que é causada devido as mudanças nos níveis de progesterona e estrogênio o que fazem com que se alterem alguns neurotransmissores como a serotonina, por exemplo.

Em pesquisas estima-se que 3 a cada 4 mulheres apresentam a TPM, isso é mais intenso em mulheres entre 25 e 40 anos e podem sofre com mais intensidade a cada ciclo menstrual.

Quais seus sintomas?

A TPM apresenta diversos sintomas e muitas vezes podem até mesmo atrapalhar a vida social e pessoal das mulheres. Vejam alguns deles abaixo:

Sensibilidade nos seios.
Ansiedade e tensão.
Mal-humor, irritabilidade e raiva.
Humor depressivo.
Ganho de peso e inchaço abdominal.
Dores musculares, nas juntas e na cabeça.
Cansaço
Dificuldade de dormir.
Aumento do apetite e desejos por comida.

Como controlar?

Toda mulher sabe o quanto é difícil passar pela TPM, pois possui sintomas que atrapalham o dia-a-dia das mulheres. Para se livrar desse mal existem algumas coisas que você pode fazer para controlá-la.

A alimentação, por exemplo, é uma grande fonte para ajudar a controlar a TPM. Veja os nutrientes e a alimentação que predomina nessa época:

- Piridoxina (vitamina B6): você encontra nos cereais integrais como arroz integral e aveia, feijões, abacate, banana, salmão, couve-flor uva-passa, nozes e soja.

- Magnésio: Você encontra no gérmen de trigo, cevada, tofu, castanha de caju, lentilha, soja em grãos, espinafre e chocolate.

- Vitamina E: você encontra nos óleos (girassol, milho), abacate e em menor quantidade em vegetais folhosos, azeite de oliva.

- Cromo: encontrado no levedo de cerveja, carne, gérmen de trigo, trigo integral, batata, fígado, espinafre, ostras, maçãs e ovos.

Nesse período você também deve evitar certos tipos de alimentos como alimentos refinados (exemplo: farinha, massas, açúcar), pois podem causa o bem estar imediato devido o aumento de glicemia, mas em seguida vem a queda e com isso a irritabilidade, o mau humor e ansiedade, o que não é bom na TPM.

Alimentos que devem ser controlados também é o sal, leites e derivados, chocolates, café, chá, bebidas alcoólicas e tabagismo, pois são alimentos que ajudam a causa inchaço no corpo e também aumente a ansiedade.