Como Calcular Fusos Horários

Os Fusos Horários são as diferenças relativas a distância entre um local e outro do meridiano de Greenwich, que é definido primeiro fuso.

Para calcular os fusos basta saber a distância do local do ponto zero e também o hemisfério.

Definição de fuso horário

Você já deve ter reparado que o horário se diferencia dependendo do país, se aqui no Brasil é 2 horas da tarde, nos Estados Unidos, dependendo da localidade as horas são atrasadas, podendo ser meio dia ou até mais cedo.

Fusos Horario Brasileiros

Mais sobre como Calcular Fusos Horários

Já nos países da Europa já é mais tarde e dependendo da localidade o mesmo horário de 2 horas aqui no Brasil pode ser 6 horas em países da Europa. Isso acontece devido às mudanças de fuso horários.

Para entender melhor, é preciso saber que os fusos horários estão divididos de acordo com os meridianos e longitudes múltiplos de 15º, a partir do Meridiano de Greenwich.

Portanto todos os fusos horários são definidos a partir do cálculo da distância do país em graus de longitude desse meridiano, que divide o fuso horário.

De acordo com a teoria dos fusos, os países localizados a direita do Meridiano de Greenwich, que seriam os países do hemisfério oriental devem adiantar a hora de acordo com a distância em graus, a cada 15º de distância de Greenwich uma hora é adiantada.

Já nos países do hemisfério ocidental devem atrasar a hora de acordo com a distância de 15º para a esquerda de Greenwich.

O cálculo dos fusos

Na verdade, os fusos horários existem devido ao movimento de rotação da Terra e as diferentes posições de cada local em relação ao sol, que determina os dias e as noites. Veja Passo a passo:

Calcular fuso

-1º Passo: Portanto para calcular o fuso você deve primeiro calcular a diferença de longitude, para locais situados no mesmo hemisfério é preciso somar os graus.

-2º Passo: Depois disso você deve transformar isso em horas, dividindo por 15, calcule a hora do lugar procurado somando se a cidade B estiver a direita de A ou diminuindo se a cidade B estiver a esquerda de A, por exemplo, uma cidade A situada a 45º leste e outra B situada a 30º leste.

-3º Passo: Para calcular a diferença de fuso é preciso somar os graus, que daria 75, dividido por 15 são cinco fusos de diferença, que equivalem a cinco horas.

-4º Passo: Como a cidade A está a oeste de B deve-se subtrair cinco horas do horário da cidade B, portanto se na cidade B for 3 horas da tarde, na cidade A será 10 horas da manhã.

-5º Passo: É uma maneira simples e fácil de calcular, porém alguns países apresentam diferentes regras para o fuso horário e também há lugares em que a diferença é de meia hora.

Fusos calcular

Calculando o Fuso Horário

24/01 por Fabiano

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Gostei ter aprendidio os exercícios sobre fusos horários mais gostaria a forma mais simples usando tambem os paises africanos

    joão manuel ferreira garcia

    26/01/17

Comentar