Como Abrir uma Microempresa

Atualmente o sonho de abrir uma microempresa é mais acessível, basta você ter tudo na lei e não terá problemas. A burocracia você terá que enfrentar de qualquer maneira, pois é necessário o alvará para abrir a microempresa, e uma série de documentos para regularizar o estabelecimento, geralmente tem que ir a Prefeitura de sua cidade para ficar tudo certo. E claro, para que se abra uma empresa é necessário entender muito do assunto que irá ter, mesmo que vendas, por exemplo, por mais que as pessoas pensem que é só comprar e vender, é necessário visualizar qual o melhor mercado para comprar e qual o melhor preço a vender.

Existem diferentes gêneros de empresas, e você precisa primordialmente ver qual é a que se encaixa com você. Como empresário (individual), que neste caso não precisa de um curso de Graduação para o seu desempenho dentro da firma. O registro dela é feito na Junta Comercial de sua cidade.

Quanto trata de Sociedade Empresária Limitada é quando se tem dois ou mais sócios para uma mesma empresa, sendo todos responsáveis pela microempresa. Já em Sociedade Simples Limitada é quando é falado em atividades da natureza cientifica, artística, literária ou atividades intelectuais. Estes são os tipos de empresa que existem para se abrir, ai cabe escolher qual é o perfil que mais combina com a sua empresa. Para que se possa ter uma microempresa no Brasil são necessários:

Cópia autenticada do RG e CPF do titular, ou das pessoas que abrirão a firma com você. Carteira de habilitação ou documentos de conselhos profissionais servem como documentos. E também uma cópia do comprovante de residência da empresa. E o que muitos não sabem é que existem dois tipos de Alvarás. O primeiro é o Alvará de localização, que é onde a empresa realmente funcionará. Ou o Alvará de referência que é o local onde a empresa receberá cartas e contas, porém não pode exercer nenhuma atividade no local.

Esteja sempre acompanhado de um contador. Ele te dará os passos certos a seguir estando em sua cidade. E em caso de dúvidas pode se dirigir também a Prefeitura de sua cidade. É um longo caminho a percorrer, um processo que pode ser lento. Os passos acima são apenas os primeiros.

11/01 por Fabiano

Tags: ,

   

Mais informações por email

Comentar