Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos

A classificação dos seres vivos recebe o nome de Taxonomia e foi criada para organizar todos os grupos de seres vivos, cada um de acordo com a sua espécie, não levando em conta a aparência que cada ser vivo possui mais sim a relação evolutiva entre organismos. As espécies são todas agrupadas em gêneros e cada gênero é colocado junto quando se tem algo ou uma característica em comum e isso dá origem uma família de seres vivos que possuem características semelhantes.

A classificação é feita por uma ordem que dá origem a uma classe e que a partir daí surgem os filos e eles dão origem aos reinos que são cinco, animália, monera, fungi, protista e plantae.

Mais sobre classificação dos seres vivos

Vamos começar a explicar o reino animália que é o reino do qual o homem também faz parte. Esse reino é composto também por seres vertebrados e invertebrados como aves e mamíferos, todos são pluricelulares, ou seja, possuem mais de uma célula, são heterotróficos incapazes de produzirem seu próprio alimento e são formados por tecidos biológicos. Todos possuem o núcleo organizado, ou seja, cada organela em seu devido lugar, por isso são classificados como eucariontes.

reino monera

O reino monera é onde se classifica as bactérias, arqueobacterias e cianobacterias. Todos desse grupo possuem um núcleo desorganizado sendo classificados, portanto como seres procariontes.

O reino fungi, como o próprio nome já diz, é o reino dos fungos, trufas, cogumelos de chapéu mais conhecido como champignon, mofos, orelha de pau, bolores, fermentos e levedos. As células dos fungos são compostas por quitina o que diferencia – os das outras células, principalmente das células vegetais que contem celulose.

O reino protista é composto por seres eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos, mais precisamente quem faz parte desse reino são as algas inferiores e os protozoários.

E por fim o reino plantae que é onde foram classificados as plantas e os vegetais. Os participantes desse reino são pluricelulares e eucariontes e também autotróficos, ou seja, diferente do reino animália, eles produzem seus próprios alimentos.

08/06/09 por Fabiano

   



Mais informações por email

Comentar