Alienado.net

Características da Mata dos Cocais

Meio ambiente cheio de surpresas

O Meio Ambiente em si é cheio de surpresas, estas cujas até mesmo os biólogos ficam abismados quando descobrem. Com isso o que você pode estar fazendo se é algo que te interessa é entrar em sites de pesquisa e pesquisar por meios que te interessem na área do Meio Ambiente.

A mata amazônica que se situa no Brasil é cheia de surpresas, mas que infelizmente por conta das ações dos seres humanos ela pode se acabar em pouco tempo se continuaram a fazer coisas que não deveriam estar fazendo como é a questão do desmatamento.

Como os cocais crescem

Dentro desta mata está situada a Mata dos Cocais que muitos indivíduos escutam falar, mas que não conhecem nada de sua historia, como ela é, enfim coisas que as pessoas deveriam saber.

Para quem não sabe como ela cresce então tem que elas são florestas que crescem depois que as plantas originais foram desmatadas, ou seja, no caso da Amazônia temos inúmeros casos. Nesta área o babaçu predomina na região, mas vem sendo destruído rapidamente por ações de pastagens que estão sendo feitas.

Informações

Localização: Região nordeste do Brasil, entre a caatinga e o cerrado.

Relevo: Possui planície, planalto e rocha sedimentar.

Clima: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido.

Hidrografia: Na gutierres conta com os rios Tocantins e Araguaia, que vai do Cerrado até a Mata dos Cocais.

Vegetação: babaçu, carnaúba, oiticica e buriti. Tem também palmeiras de açaí, essas folhas de palmeiras são grandes e finas, tem também arbustos.

O que são extraidos dos babaçu

Mas isto é necessário para a sobrevivência humana daquele local por que deles são extraídos cera, fibras, óleo, glicerina, entre muitos outros.

Em algumas partes ela se torna úmida. E do lado leste da floresta a predominância é de carnaúba que pode chegar a 20m de altura onde a cera que é extraída serve de lubrificante para algumas coisas como fabricação de plásticos. As suas características são as seguintes.

1 - No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.

2 - As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti.

3 - As folhas das palmáceas caracterizam-se por serem grandes e finas.