As causas da pobreza

Vivemos em mundo de desigualdade onde algumas pessoas tem muito e outras tem pouco ou quase nada. Confira o texto abaixo sobre pobreza.


Pobreza é uma classe social em que se classificam as pessoas que vivem em um estado de calamidade, ou seja, que não tem um lugar descente para morar, não tem uma situação financeira razoável para viver e para suprir suas necessidades. Muitas pessoas vivem nessa situação e de certa forma lutam para melhorar de vida, mas o que ninguém entende é porque existem pessoas que possuem muito e outras que possuem pouco se vivemos num mesmo país em que todos têm os mesmos direitos.

Pobreza:

A palavra pobreza pode ter vários significados, pode ser de carência material, ou seja, quando envolve coisas materiais e também coisas do cotidiano como carência de alimentos, roupas, moradia e também cuidados com a saúde. Quando falamos de carência material podemos classifica – la como carência de bens e de serviços essenciais para a saúde, educação, entre outras.


Mais sobre as causas da pobreza

Carência de rendimento como o próprio nome diz é uma carência de renda, falta de dinheiro para suprir suas necessidades básicas. E temos também a carência social como a exclusão social, ou seja, a classe não é bem vista na sociedade, pois tem todo um preconceito quanto à educação e informação.

Causas da pobreza:

A pobreza não se dá apenas por uma causa e sim a junção de varias fatores:
Fator político, ou seja, a corrupção no mundo da política, o mau funcionamento de um sistema democrático, e a fraca igualdade de oportunidades, todos pregam a igualdade mais nem sempre é isso que acontece. O mundo da política que deveria ser para ajudar as pessoas que necessitam não é bem assim que funciona, o dinheiro muitas vezes fica lá dentro e quanto mais se tem mais se quer e enquanto isso há pessoas que necessitam desse dinheiro para ter uma vida descente.


Fatores sócio – culturais baseia-se na discriminação social quanto a raça e gênero e os valores na sociedade. A falta de estudo por conta da sobrevivência, ou seja, a pessoa tem que trabalhar para poder comer, pois se deixar de fazer isso para poder ir a escola então não terá o que comer.

Conseqüências da pobreza:

Esses fatores citados acima juntamente com outros que não citamos resultam em:


Fome, pois com a situação precaria muitas dessas pessoas nao tem o que comer.
Baixa esperança de vida, pois vivendo em uma situação precaria muitas delas nao acreditam que irão viver muito tempo.
Doenças, algumas pessoas adquirem doenças devido ao lugar onde moram e tambem pela falta de água que muitas vezes sao obrigadas a beber a agua mais proxima, ou seja, dos rios ou de outros locais.
Falta de oportunidades de emprego, pois por fazer parte de uma classe social baixa é muito dificil de conseguir um emprego até pela falta de estudos.
Carência de água potável e de saneamento, é uma das causas de doenças.
Existência de pessoas sem-abrigo, algumas vezes a situação é tao precaria que as pessoas acabam perdendo suas casas em enxentes, ou sao derrubadas pela chuva.
Depressão, ao ver que a vida é tao sofrida e tao dificil de ser vivida que a vontade de sumir é muito grande e com isso vem a depressão.

Como melhorar essa situação:

Através da Habitação económica e regeneração urbana, gerar uma educação acessível para todos independente do local onde mora, oferecer cuidados de saúde acessíveis, ajuda para encontrar emprego e oferecer um emprego, encorajar a participação política e a colaboração comunitária, realizar trabalho social e voluntário. Esses fatores se forem desenvolvidos já será uma grande ajuda para a população que se encontra na situação de pobreza.

19/05/09 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Principais causas do Transtorno Bipolar

Causas da gravidez precoce

As doenças e suas causas

Causas de menstruação atrasada

Causas que contribuem para o aquecimento global

Comentários

  1. helena

    02/01/17
    Se eu fosse um milionário ou um político trabalharia com grupos de inteligência e convocaria e desafiaria pessoas ricas e mais ou menos a trata esse grande problema pois uma sociedade saudável evoluída so faz é cresce e fortalecer o seu país .daria ideias com soluções básicas e fundamentais indispensável. mas sou pequena.mas se eu fosse alguém importante faria a vida dessas pessoas vale.pois o que vale ter tanto se eu vou morre e não vou levar nada uma vez que depois da morte somos todos iguais e nem sabemos pra onde vamos.
  2. charles palate

    12/03/16
    Olá, meu nome é charles, estou grato pela sua contribuição intelectual.