Alimentação de coelho doméstico

O coelho, animal silvestre, há muito tempo tem sido domesticado. No entanto, como ele possui hábitos diferentes […]

O coelho, animal silvestre, há muito tempo tem sido domesticado. No entanto, como ele possui hábitos diferentes dos gatos e cães, que são os mais comuns animais de estimação, são necessários alguns cuidados na sua criação, principalmente no que tange à sua alimentação.

Inicialmente é importante destacarmos que ele deve sempre ter a sua disposição água, durante todo o dia. Existem bebedouros próprios que são fixados nas gaiolas e contem bico para a sucção da água. No entanto, podem ser utilizados também podes de barro ou metal que são pesados e assim evitam que sejam tombados.


Mais sobre alimentação de coelho doméstico

Quanto à alimentação em si, os pet shops e lojas de ração vendem ração própria para coelhos, que contém todos os nutrientes necessários para seu animalzinho. Ela deve ser colocada em boa quantidade, porém não excessiva, para durar muitos dias porque se molhar ocorre a fermentação e isso poderá causar doenças no coelho. Dica: se for necessário trocar a ração, faça isso de forma gradativa, misturando aos poucos os tipos para o animal não sentir tanto a diferença.

Para complementar a dieta do coelho poderão ser dados vegetais e frutas, que correspondem a 20% da alimentação. Isso porque não devem ser consumidos dados em grande quantidade já que o sistema gastrointestinal do coelho é delicado, já que consiste em 10 a 20% de seu peso total.


Alguns alimentos são de difícil digestão ou contém alguns nutrientes que se consumidos de forma errada podem causar desinteria no animal.
Como é sabido por todos, em geral, o alimento preferido do coelho é a cenoura. Mas este legume deve ser dado no máximo uma vez na semana e em pequena quantidade já que possui muito açúcar.

Além disso, eles podem comer outros legumes e verduras como vagem brócolis, repolho branco ou roxo, vagem, salsão, aipo, rabanete, couve-flor. O ideal é uma vez por semana cada alimento, já que grande quantidade pode causar gases.

Da mesma forma, os coelhos gostam de comer verduras, tais como couve, rúcula, agrião, almeirão, acelga, chicória, sendo que se dá preferência às folhas escuras. Normalmente devem ser dadas uma vez na semana também, para se evitar desarranjo intestinal.
Alguns alimentos são proibidos, como batata e alface, porque são indigestos.


Já as frutas podem ser dadas com mais tranqüilidade. Os coelhos apreciam muito a banana e a maça (porém nunca deve ingerir a semente porque é tóxica ao seu organismo). Eles comem também pêra, pêssego, ameixa, mamão. Segue abaixo uma pirâmide que serve de exemplo:

Evite que ele coma plantas e flores de vasos. São proibidos doces ou qualquer outra comida.

06/12/10 por Fabiano

Compartilhar

 

Veja também

Alimentação correta para ajudar quem está com Anemia

Alimentação para Hipertrofia na Academia

Alimentação para diabéticos

Alimentação ideal para cachorros

Franquias de Alimentação

Como ter uma boa Alimentação

Alimentação controlada na gravidez

Alimentação dos índios

Cartinha para o coelho da páscoa